Fala galera! Tudo na paz com vocês!? Espero que sim! Hoje estou aqui para compartilhar contigo um pouco de conteúdo interessante sobre uma paixão nacional: o churrasco de coração de frango. Essa é de longe uma das iguarias (ou miúdos) mais utilizados dentro da gastronomia brasileira quando o assunto é churrasco de frango.
Eu gosto muito de coração, ainda mais quando ele é feito ao ponto certo e preparado com carinho, amor e bastante tempero de qualidade.
Aprendi desde criança a comer até pasta de coração ou fígado cozido, então eu gosto muito e recomendo a todas as pessoas que me perguntam sobre quais seriam as melhores alternativas de entradas ou acompanhamentos para churrasco.
Quais os benefícios do coração de frango?!
Este é um alimento extremamente nutritivo, além de ser uma proteína magra, o coração de frango é rico em nutrientes variados. É uma das melhores fontes de zinco, ferro e vitamina B, principais responsáveis pela produção de hemoglobina e transporte de oxigênio no sangue.
Por anos e anos carnes de órgãos como o coração, fígado e língua foram erroneamente consideradas como carnes de reputação inferior, contudo elas são algumas das melhores fontes de energia que podem existir para o consumo do ser humano.
Tem que limpar o coração de galinha?
Eu gosto de fazer uma pequena “manicure” no coraçãozinho antes de levá-lo à brasa. Sempre aparo as artérias que quase sempre ficam pregadas no topo do coração, com o objetivo de proporcionar maciez e suculência ao assado depois de pronto.
Se você não remover essas partes e levar o coração ao fogo brando do jeito que ele vem do açougue, pode correr o risco de ter um resultado final não tão satisfatório, desde que essas artérias ficarão prontas bem antes do coração por inteiro e consequentemente podem conferir uma textura mais desagradável ao paladar do seu convidado.
Sendo assim, ainda antes de enviar o coração para a marinada ou tempero, eu opto sempre por remover essas artérias e deixar o coração bem limpinho, assim eu tenho certeza de que quando ele for assado, será cozido por igual e não deixará nenhuma textura ou gosto ruim para quem for comer.
Espetinho de Coração de Frango
Sempre opto por fazer espetinho de coração de frango com algum acompanhamento, assim consigo transmitir ainda mais sabor ao coração. Quase sempre eu intercalo cebolas, pimentões ou até mesmo outros tipos de legumes/vegetais em um espetinho de coração de frango.
A seguir eu compartilho contigo uma receita de coração de frango no espeto que eu sempre costumo fazer na minha casa e o sucesso é sensacional. O povo gosta tanto que acaba sempre pedindo mais no final do churrasco:
Receita de Coração de Frango
Receita de Coração de Frango
Equipamento
- churrasqueira com brasa bem quente
- espetinhos de madeira
Ingredientes
Ingredientes para o espetinho
- 40 unidades coração de frango
- 1 unidade cebola de cabeça
- 1 unidade pimentão amarelo
- 1 unidade pimentão verde
- 1 unidade pimentão vermelho
- 1 unidade cebola roxa
Ingredientes para a marinada
- 3 colheres de sopa azeite extra virgem
- 3 colheres de sopa shoyo
- 1 colher de chá sal grosso (ou de parrilla)
- 2 unidades limão espremido (pode ser o que vc tiver em casa)
- 1 colher de chá pimenta do reino
- 1 maço cheiro verde (cebolinha, salsinha e coentro)
Instruções
Preparação dos espetinhos
- Em um recipiente à parte, reúna seus corações e separe-os para fazer a limpeza
- Com a ajuda de uma tábua de cortar carnes, remova a cabeça do coraçãozinho, onde estão pregadas as artérias.
- Separe os corações limpos em um recipiente que vai receber nossa marinada
- Em outro recipiente comece a cortar os outros ingredientes que vão compor o espetinho. Corte os pimentões e cebolas em cubos largos (lembre-se que elas devem ir espetadas entre os corações)
- Reserve tudo em recipientes separados e comece a preparar a marinada que vai dar o sabor final ao nosso espeto
Fazendo a marinada
- A marinada é bem simples: utilize um recipiente para colocar todos os ingredientes que estão marcados na sessão da marinada acima;
- Coloque primeiro os corações. É importante mantê-los mergulhados no preparo, se não foi suficiente vá aumentando os ingredientes da marinada proporcionalmente.
- Reserve os corações mergulhados na marinada na geladeira por no mínimo duas horas.
- Misture todos os outros ingredientes (pimentões e cebolas) em um recipiente à parte e tempere-os apenas com sal e pimenta do reino alguns minutos antes de fazer o espetinho.
Assando os espetinhos
- Após a sua marinada já ter feito o trabalho dela, chegou a hora de juntar tudo nos espetinhos e mandar fogo na brasa.
- Opte por intercalar um coração com cada um dos 4 ingredientes adicionais (então seria 1 coração, 1 pimentão de cada cor e uma cebola de cada cor);
- Uma vez preparados os espetinhos, leve-os ao fogo brando por cerca de 5 a 10 minutos cada lado (não deixe queimar para não ficar amargo ou duro!)
- Lembre-se que este é um tipo de carne que não precisa ficar muito tempo para estar 100% cozido, se ficar muito tempo pode passar do ponto e ficar duro.
- Eu recomendo ainda servir com um molho vermelho de extrato de tomate acompanhado por uma boa farinha de mandioca.