Olá gente! Tudo joia!? Espero que sim! Hoje estou aqui para escrever uma nova matéria para vocês que são amantes do mundo do churrasco, agora falamos sobre porque selar a carne antes de cozinhar ou ao fazer um churrasco. Quais os motivos para isso?
Porque selar a carne
Você já ouviu falar do processo de selagem da carne?! Sabe da importância dessa técnica para conservação de sabor, maciez e retenção de líquidos no seu assado?
Pois vem comigo que te explico tim tim por tim tim os motivos de ser necessário selar a carne no momento em que vamos prepará-la na parrilla/churrasqueira ou até mesmo em uma refeição normal do nosso cotidiano.
Qual a importância de selar a carne?
Ao optar por fazer a selagem da carne estamos aplicando os esforços necessários para reter os líquidos e sucos dentro da própria carne.
Quando selamos um pedaço de carne um pouco mais grossa (dois dedos de espessura), levamos ambos os lados da carne a uma temperatura super elevada, com o objetivo de obter a chamada reação de Maillard, que protegerá os líquidos de serem perdidos enquanto a carne é preparada.
Vamos falar um pouco mais sobre essa tal de reação de Maillard um pouco mais abaixo no post, continue lendo para entender um pouco mais o que isso significa. A ideia por trás da selagem da carne em alta temperatura é basicamente realizada para manter os sucos e líquidos dentro do próprio bife, evitando serem desperdiçados por conta da baixa temperatura.
Se você cozinha um bife grosso em baixa temperatura, a carne não é capaz de produzir essa “capa protetora” que será responsável por manter os sucos da carne dentro do próprio bife, indo parar depois onde eles realmente merecem estar: dentro da sua boca 🙂
Porque selar a carne: como fazer para selar a carne?
É só utilizar altíssima temperatura. Se for fazer a selagem da carne na frigideira, certifique-se de que ela está super quente (a ponto de sair até fumaça). Assim a selagem vai acontecer rapidamente e você não vai ver os líquidos da carne sendo desperdiçados dentro da própria frigideira enquanto o bife cozinha.
Faz se importante colocar a carne o mais próximo possível da brasa sem labaredas. O normal é testar com a palma da mão aberta acima do braseiro incandescente. Se você não conseguir aguentar mais do que 3 segundos, então o calor está suficiente para selar a carne ao ser exposta ao braseiro entre 3 e 5 minutos no máximo.
Quanto tempo selar a carne?
Essa resposta vai depender de alguns fatores, como por exemplo a espessura de seu bife/steak e principalmente da temperatura da superfície de contato.
Com braseiro forte e grelha entre 10 e 20 centímetros de altura, opte por não ultrapassar os 8 minutos de cada lado.
Porque selar a carne no churrasco?
Pois é a melhor forma de reter os líquidos de sua peça de carne dentro do próprio filé, sem desperdiçar sabor e maciez.
Ao selar a carne criamos uma camada que impedirá que os sucos saiam do pedaço de carne no momento em que ele está sendo preparado. Assim retemos maciez e qualidade para a experiência de consumir um bom pedaço de carne 🙂
O que é a reação de Maillard na carne?
Esta é uma reação química que foi formalizada por Louis-Camille Maillard que explica a reação que acontece entre aminoácidos, proteínas e carboidratos no momento em que um pedaço de carne é aquecido.
Sabe aquela crostinha deliciosa que fica nos lados de um pedaço de carne feito na churrasqueira e selando a carne em ambos os lados? Esse é o resultado de Maillard, uma reação que alguns estudiosos consideram também que pode ser responsável pelo envelhecimento do nosso organismo
Concluindo
Curtiu a matéria? Esperamos que sim?! Entendeu os motivos porque selar a carne antes de cozinhar ou ao fazer em um churrasco? Agora ficou fácil de entender que o melhor é manter o suco da carne dentro dela até o momento de mastigarmos, concorda?