Olá meu povo! Como vocês estão hoje?! Espero que tudo esteja na santa paz de Deus por aí. Por aqui o assunto do dia é um dos clássicos do churrasco brasileiro: a bananinha carne boa, suculenta, saborosa e muito barata para você arrebentar de fazer sucesso em seu churrasco. Bora conhecer um pouco mais sobre esse corte?!
A bananinha é um corte que pode ser considerado como a extensão de um contra filé. Ela fica entre os ossos da costela, sendo removida logo após o contra. Ela parece mesmo uma “banana”, com um formato vertical alongado e com um marmoreio de gordura espetacular.
Esses dias atrás fui a um supermercado e questionei ao açougueiro se ele tinha bananinha. Ele deu um sorriso e pegou uma bacia que estava no refrigerador, até a tampa de bananinha. Perguntei quanto ela era, sorrindo ele respondeu que o preço era baratinho, quase o mesmo do acém. Aí eu sorri de volta e pedi um quilo 🙂
Essa tal de bananinha é um corte que há tempos o pessoal aqui da nossa região costuma fazer na brasa, contudo é um corte pouco conhecido (e divulgado) na grande maioria dos açougues e supermercados. Sabe aquela carninha macia e deliciosa que o açougue não vende e que quase sempre o açougueiro acaba ficando com ela pra sua família? Pois é, assim pode ser considerada a bananinha!
Este corte é removido na limpeza da costela. Quando o açougueiro remove o contra-filé, que é uma peçona bem maior, sobra o osso da costela com “o restante” do contra ainda entremeado nos ossos da costela. Então sabiamente o açougueiro remove esse corte, limpando a costela e como resultado acaba obtendo o que chamamos de bananinha, uma carne muito saborosa, suculenta e que tem uma gordurinha que fica fenomenal quando assada na brasa.
Este é um corte muito delicioso em formato de pequenas tiras de carne que são comumente extraídas no momento da desossa na limpeza dos ossos da costela.
São perfeitas para serem servidas como entradas de qualquer churrasco. É importante notar que o tempo de cozimento da bananinha é relativamente rápido, então é o tipo de carne que não pode ficar passando muito do ponto, para preservar assim a maciez deste belo assado.
É um corte intercostal composto por carne de contra-filé. Esse tipo de carne é muito saboroso devido à quantidade de gordura entremeada na carne, carrega um sabor típico de carnes que são coladas aos ossos.
Quem gosta de preparar uma bananinha não precisa ficar com receio do resultado final, ela parece um corte meio estranho no momento em que você adquire no açougue ou supermercado, pois não tem um formato de bife tradicional, ela é linear e apresenta bastante gordura exterior.
A carne bananinha costuma ter o preço bem acessível. Em alguns lugares o preço dela costuma ser parecido com o preço do Acém, o que deve girar entre 25 e 35 reais (em novembro de 2021).
O grande barato da bananinha é poder consumir uma carne suculenta e deliciosa, às vezes até mais suculenta do que outros cortes mais secos de primeira por um custo ainda acessível.
A comida coreana é uma celebração de sabores intensos e equilibrados, com pratos que combinam…
A picanha argentina é uma verdadeira iguaria para os apreciadores de carne, destacando-se pela maciez…
A carne de sol na nata é um prato tradicional e saboroso da culinária nordestina,…
A salada de alface e tomate é uma opção simples, refrescante e cheia de sabor,…
O bife de chorizo é um corte argentino famoso por sua maciez e sabor. Retirado…
O escondidinho de linguiça toscana é uma receita prática e cheia de sabor, perfeita para…
Veja os comentários