churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto
churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Bananinha carne boa, saborosa, suculenta e barata!

Olá meu povo! Como vocês estão hoje?! Espero que tudo esteja na santa paz de Deus por aí. Por aqui o assunto do dia é um dos clássicos do churrasco brasileiro: a bananinha carne boa, suculenta, saborosa e muito barata para você arrebentar de fazer sucesso em seu churrasco. Bora conhecer um pouco mais sobre esse corte?!

A bananinha é um corte que pode ser considerado como a extensão de um contra filé. Ela fica entre os ossos da costela, sendo removida logo após o contra. Ela parece mesmo uma “banana”, com um formato vertical alongado e com um marmoreio de gordura espetacular.

Esses dias atrás fui a um supermercado e questionei ao açougueiro se ele tinha bananinha. Ele deu um sorriso e pegou uma bacia que estava no refrigerador, até a tampa de bananinha. Perguntei quanto ela era, sorrindo ele respondeu que o preço era baratinho, quase o mesmo do acém. Aí eu sorri de volta e pedi um quilo 🙂

O que é Bananinha da Costela?

Essa tal de bananinha é um corte que há tempos o pessoal aqui da nossa região costuma fazer na brasa, contudo é um corte pouco conhecido (e divulgado) na grande maioria dos açougues e supermercados. Sabe aquela carninha macia e deliciosa que o açougue não vende e que quase sempre o açougueiro acaba ficando com ela pra sua família? Pois é, assim pode ser considerada a bananinha!

Este corte é removido na limpeza da costela. Quando o açougueiro remove o contra-filé, que é uma peçona bem maior, sobra o osso da costela com “o restante” do contra ainda entremeado nos ossos da costela. Então sabiamente o açougueiro remove esse corte, limpando a costela e como resultado acaba obtendo o que chamamos de bananinha, uma carne muito saborosa, suculenta e que tem uma gordurinha que fica fenomenal quando assada na brasa.

Qual a parte do boi e a bananinha?

Este é um corte muito delicioso em formato de pequenas tiras de carne que são comumente extraídas no momento da desossa na limpeza dos ossos da costela.

São perfeitas para serem servidas como entradas de qualquer churrasco. É importante notar que o tempo de cozimento da bananinha é relativamente rápido, então é o tipo de carne que não pode ficar passando muito do ponto, para preservar assim a maciez deste belo assado.

Bananinha

Que tipo de carne e Bananinha?

É um corte intercostal composto por carne de contra-filé. Esse tipo de carne é muito saboroso devido à quantidade de gordura entremeada na carne, carrega um sabor típico de carnes que são coladas aos ossos.

Quem gosta de preparar uma bananinha não precisa ficar com receio do resultado final, ela parece um corte meio estranho no momento em que você adquire no açougue ou supermercado, pois não tem um formato de bife tradicional, ela é linear e apresenta bastante gordura exterior.

Quanto custa a carne Bananinha?

A carne bananinha costuma ter o preço bem acessível. Em alguns lugares o preço dela costuma ser parecido com o preço do Acém, o que deve girar entre 25 e 35 reais (em novembro de 2021).

O grande barato da bananinha é poder consumir uma carne suculenta e deliciosa, às vezes até mais suculenta do que outros cortes mais secos de primeira por um custo ainda acessível.

Receita de Bananinha na brasa

Bananinha na Brasa

Receita de bananinha na brasa, uma carne de segunda, com sabor igual ao da carne de primeira, suculenta, macia...
Tempo de preparação20 minutos
Tempo de Preparo20 minutos
Curso: Side Dish
Cozinha: American
Palavra-chave: bananinha, churrasco, contra filé
Porções: 4 pessoas
Calorias: -1kcal
Custo: 25

Equipamento

  • Churrasqueira com braseiro forte

Ingredientes

  • 1 quilo Bananinha
  • 1 fio azeite
  • 2 colheres de sopa sal de parrilla
  • 1 pitada pimenta do reino

Instruções

  • Separe as carnes em um recipiente e acenda a churrasqueira formando um braseiro com temperatura a ponto de que sua mão não suporte no máximo 5 segundos acima da altura de sua grelha
  • utilize um fio de azeite para começar a preparação das bananinhas. Após isso posicione-as na grelha de modo que obtenham total cobertura na brasa.
  • após colocá-las na grelha, aguarde 2 minutos e salgue com o sal de parrilla do lado oposto ao que está em contato direto com a grelha. Logo após use também uma pitada de pimenta do reino para cada uma delas
  • aguarde 5 minutos até que as bananinhas já estejam completamente seladas para virar cada uma delas
  • vire as carnes e aplique novamente o processo anterior com sal e pimenta do reino
  • após os 5 minutos você pode retirar as carnes para o processo de descanso ou então subir a grelha para acertar o seu ponto ideal
  • se deseja a carne bem passada pode deixar até 8 minutos na grelha de cada lado
  • após a grelha, embale as bananinhas no papel alumínio e aguarde por 5 a 10 minutos antes de cortá-las e saboreá-las.

Notas

Esperamos que tenham curtido a receita de bananinha na brasa. Esse é um corte espetacular e merece replay em todo churrasco. Abração e até a próxima receita.

Nutrição

Porções: 1000g | Calorias: -1kcal

1 comentário em “Bananinha carne boa, saborosa, suculenta e barata!”

  1. Pingback: Kafta: receita de kafta (espetinho de carne moída)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating