Frango a passarinho
Olá amigos e amigas que acompanham nosso blog de churrasco, tudo bem com vocês? Esperamos que sim! Hoje estamos aqui para compartilhar com vocês duas receitas de frango a passarinho, uma delas feita na nossa amada churrasqueira e a segunda utilizando um utensílio domestico que tomou conta das cozinhas modernas nos últimos anos, a air fryer.
Antes de mais nada vamos ao básico? Você já conhece essa delícia, né?! Esse é um aperitivo presente em praticamente todos os botecos em território nacional. Fácil e rápido de fazer, o frango a passarinho pode ser uma excelente alternativa para o seu churrasco e também para o dia a dia.
Quem já não foi a um bom boteco e viu aquela travessa gigantesca de frango cortado em pequenas partes passando na sua frente, bem adornado com cebolas caramelizadas e um bom limãozinho pra acompanhar?! É preferência nacional, é gostoso e barato. Aqui você vai aprender no final da matéria a preparar o frango a passarinho de duas formas: na churrasqueira e na air fryer.
O frango a passarinho recebeu essa denominação pois é composto por vários cortes diferentes do frango, cortados em pequenos pedaços irregulares. Recebeu a denotação de “a passarinho” pois seria o frango cortado em pedaços pequenos.
Sendo assim, o termo frango a passarinho surgiu justamente devido à quantidade generosa de cortes de frango pequenos, o que se assemelharia a um pássaro pequeno.
Ao escolher um frango a passarinho, seja no açougue ou supermercado, opte sempre por aqueles que possuem múltiplas partes do frango, de preferência que seja composto por coxas e sobrecoxas, as partes do frango mais suculentas.
Em vários estabelecimentos é possível encontrar essa iguaria sem tempero, perfeito para que você crie seu sabor único, ou então temperado: quase sempre um tempero que leva bastante sal, pimenta do reino, cominho em pó e páprica picante.
É legal também dar preferência para o frango a passarinho que não leva temperos adicionais, pois você aumenta a possibilidade de congelamento sem que o tempero passe demais no momento do preparo.
Não há diferença alguma, ambos são compostos do mesmo animal: o frango de granja. A diferença é que o frango servido no boteco é cortado em pedaços pequenos e irregulares, diferente do que seria a preparação do frango inteiro.
Na maioria das vezes o frango a passarinho é encontrado nos cardápios de bares e restaurantes como um tira gosto ou aperitivo. Já o frango tradicional costuma ser encontrado nos cardápios como prato principal, ou fracionado em seus variados tipos de cortes.
Coxas e sobrecoxas quase sempre estão presentes, desde que são os cortes mais econômicos do frango. Também é possível encontrar partes do peito do frango, costelas e até mesmo asas e coxinha da asa.
Opte sempre por perguntar ao seu açougueiro quais são as partes do frango que foram utilizadas na composição desta iguaria, assim fica mais fácil entender qual tipo de corte de frango está sendo adquirido no meio do frango a passarinho.
Pessoal, logo abaixo vocês conseguem conferir as duas sugestões de receitas que separamos para hoje. É importante notar que dependendo da opção para modo de preparo, seu franguinho vai ficar ou mais suculento e menos crocante, ou mais crocante e menos suculento.
Opte por fazer na churrasqueira se quiser ter o frango bem suculento, mais molhadinho, e carregado com todo o sabor que só o braseiro pode proporcionar. Agora se você está mesmo querendo como resultado aquela casquinha crocante, mas sem fritura, então a sua melhor alternativa é a Air Fryer.
Após realizar ambos os preparos, percebemos que o frango feito na air frier ficou pronto mais rápido, gerou menos sujeira e mão de obra. Já o que preparamos na churrasqueira, este ficou bem mais suculento e com sabor de churrasco mesmo. O grande diferencial em ambos os preparos é não usar fritura/gordura vegetal para preparar esta iguaria, desde que esta é uma comida com baixas calorias e não queremos reverter isso fritando o frango, concorda?!
Bom, então fique logo à seguir com as duas receitas que selecionamos para vocês nesta oportunidade:
A comida coreana é uma celebração de sabores intensos e equilibrados, com pratos que combinam…
A picanha argentina é uma verdadeira iguaria para os apreciadores de carne, destacando-se pela maciez…
A carne de sol na nata é um prato tradicional e saboroso da culinária nordestina,…
A salada de alface e tomate é uma opção simples, refrescante e cheia de sabor,…
O bife de chorizo é um corte argentino famoso por sua maciez e sabor. Retirado…
O escondidinho de linguiça toscana é uma receita prática e cheia de sabor, perfeita para…
Veja os comentários