Preparação inicial: Tempere os pedaços de ossobuco com sal grosso e pimenta-do-reino a gosto. Certifique-se de temperar ambos os lados da carne.
Marinada: Em uma tigela, misture o alho picado e o azeite de oliva. Esfregue essa mistura sobre os pedaços de ossobuco para dar sabor extra. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos.
Preparação da grelha: Prepare a churrasqueira para o calor médio. Se estiver usando carvão, espalhe as brasas de modo a criar uma zona direta e uma zona indireta.
Grelhar o ossobuco: Coloque os pedaços de ossobuco na zona direta da grelha e sele cada lado por cerca de 2-3 minutos, até obter uma boa crosta dourada. Isso ajuda a selar os sucos da carne.
Refogar os vegetais: Em uma panela própria para churrasco, aqueça um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola, as cenouras e o aipo até que fiquem levemente dourados.
Montagem do ossobuco: Coloque os pedaços selados de ossobuco sobre os vegetais refogados na panela. Adicione as folhas de louro.
Deglaçar e cozinhar: Despeje o vinho tinto na panela para deglaçar, raspando os pedaços dourados da carne e dos vegetais do fundo da panela. Deixe o vinho reduzir um pouco.Adicione o caldo de carne à panela até cobrir parcialmente os pedaços de ossobuco.Cubra a panela com papel alumínio e leve-a para a zona indireta da churrasqueira.
Cozinhar lentamente: Deixe o ossobuco cozinhar lentamente por cerca de 2-3 horas, virando os pedaços ocasionalmente e adicionando mais caldo de carne conforme necessário para manter a umidade.
Verificar o ponto: O ossobuco estará pronto quando a carne estiver macia e se desprendendo do osso. Verifique a cada 30 minutos para evitar que fique seco. A carne deve estar suculenta e tenra.
Servir: Retire os pedaços de ossobuco da churrasqueira e sirva-os com os vegetais e molho por cima. Pode ser acompanhado de polenta, purê de batatas ou outro acompanhamento de sua preferência.