Comece lavando bem o cupim e retire qualquer excesso de gordura que possa estar presente. Em seguida, corte o cupim em pedaços de tamanho médio e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e a páprica doce. Reserve.
Ligue a panela de pressão no fogo médio-alto e adicione o óleo de cozinha. Quando estiver bem quente, adicione os pedaços de cupim e sele-os até que fiquem dourados de todos os lados. Isso deve levar cerca de 5 minutos. Retire os pedaços de cupim da panela e reserve.
Na mesma panela, adicione o azeite de oliva e refogue o alho e a cebola até que fiquem dourados e perfumados, cerca de 3 minutos.
Adicione os tomates picados e os pimentões à panela e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
Coloque os pedaços de cupim de volta na panela e adicione o vinho tinto, caldo de carne e as folhas de louro. Mexa bem para combinar todos os sabores.
Adicione água suficiente para cobrir os pedaços de cupim e leve a panela de pressão à pressão. Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por 1 hora e 30 minutos a 2 horas, dependendo da maciez desejada. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para usar a panela de pressão com segurança.
Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
Abra a panela de pressão com cuidado e verifique a maciez do cupim. Se estiver macio e desfiando facilmente, está pronto.
Sirva o cupim na panela de pressão bem quente, polvilhado com salsinha fresca picada por cima. Pode ser acompanhado de arroz, purê de batata ou legumes grelhados, conforme sua preferência.