churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Como fazer vinagrete: aprenda a fazer o melhor acompanhamento

Qual é o principal acompanhamento de qualquer churrasco?! Mandioca, diriam alguns. Outros mencionariam o feijão tropeiro. Há certamente aqueles que amam um arroz branco, contudo hoje vamos te ensinar como fazer vinagrete, um dos acompanhamentos mais simples e deliciosos para qualquer churrasco.

Quais os ingredientes do tempero vinagrete?

Entre seus ingredientes também podemos adicionar cebola picadinha, alho, suco de limão, óleo de oliva extra virgem, sal e pimenta. Essa salada deliciosa e super funcional é secular!

Encontrada dos churrascos mais simples aos mais variados, a vinagrete (ou molho de campanha), não passa de uma bela saladinha de tomates picados com vinagre, azeite e cheiro verde. Ela pode ser servida normalmente como um molho para a salada, serve também para marinar carnes, aves e frutos do mar.

O que caracteriza um vinagrete?

O gosto marcante do vinagre, com a acidez do limão e a doçura do tomate picado. O frescor do cheiro verde (com salsinha e cebolinha juntos) conferem a esta iguaria um sabor único que remonta nossas mentes a memórias familiares do passado.

Aquela saladinha de tomate picadinho com cheiro verde é super tradicional, impossível não reconhecê-la ao chegar em qualquer tipo de churrasco, do mais simples ao mais completo, você sempre será muito bem servido ao encontrar uma saladinha de tomate com vinagre bem caprichada.

Por que se chama vinagrete?

O vinagrete leva esse nome devido aos ingredientes que o compõe. É comum utilizar vinagre de álcool junto com limão espremido para gerar a base do caldo de vinagrete. Esses ingredientes se emulsificam com a adição do suco encontrado no miolo do tomate e dá aquele paladar característico que combina tanto com cortes de carne bovina, suína, aves e pescados.

Acompanhamento para churrasco - vinagrete
Acompanhamento para churrasco – vinagrete

Quais são os benefícios do vinagrete?

Além de ser muito saudável e rico em fibras, o vinagrete ajuda na digestão dos alimentos e facilita a missão do nosso sistema digestivo em um momento em que ingerimos bastante proteína.

Além de ser light e pouco carregado com gorduras e carboidratos, esta salada serve como perfeito complemento para o seu churrasco. Você pode elevar ainda mais o nível da brincadeira se optar por servir sua salada com uma bela cumbuca de feijão tropeiro!

Pode comer todo dia?

Você pode comer vinagrete todo dia sim, só não exagerar muito na introdução do vinagre pois pode ficar enjoativo. Recomendamos também que você opte por variar a forma na qual o vinagrete é servido. Utilize os mesmos ingredientes da receita ilustrada por nós à seguir, mas varie o corte do tomate (como em rodelas) para obter uma salada deliciosa, suculenta e saudável.

Qual o melhor tipo de vinagre para salada?

Não tem erro se você optar pelo vinagre de álcool. Tem gente que gosta de introduzir o vinagre de maçã, contudo eu particularmente acho que ele não tem acidez suficiente para contrastar o gosto e gerar aquele saborzinho de vinagrete no final. Tem também agora nos supermercados um vinagre de limão que funciona muito bem, contudo, quando o assunto for vinagre, vá no de álcool sem medo de errar.

Como fazer vinagrete / Receita de Vinagrete

Como fazer vinagrete

Nesta receita te ensinamos como fazer vinagrete para servir de acompanhamento para churrasco, rápido e fácil
Tempo de preparação10 minutos
20 minutos
Curso: Saladas
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: Tomate, Vinagre, vinagrete
Porções: 4 pessoas

Equipamento

  • 1 recipiente para preparar o vinagrete

Ingredientes

  • 3 unidades tomate (Bem maduros)
  • 2 unidades limão Taiti
  • 100 ml azeite
  • 200 ml vinagre de álcool
  • 1 unidade cebola rocha grande
  • 30 gramas tempero seco (sal, pimenta do reino)
  • 1 maço cheiro verde (salsinha, coentro e cebolinha) (tire o coentro se não gostar)

Instruções

  • Essa é uma das receitas mais fáceis do blog, tanto que tem apenas 3 instruções. A primeira é cortar os tomates em cubinhos e reservar tudo em um recipiente. Utilize o miolo dos tomates para garantir caldo bem suculento
  • Dentro do mesmo recipiente, adicione os outros ingredientes (suco de limão, azeite, vinagre de álcool, cebola roxa em cubinhos, tempero seco e cheiro verde).
  • Misture tudo, deixe na geladeira por 5 minutos para garantir frescor e sirva!

Nutrição

Porções: 800g

Concluindo

Receitinha boa demais né gente?! Impossível não agradar aos amigos e familiares com um belo vinagrete bem feitinho, fresco e servido com uma carne suculenta, é sensacional. Você pode ainda melhorar mais, servindo com uma mandioca derretida com manteiga, ou até mesmo com feijão tropeiro, fato é que sem essa saladinha, o churrasco parece que não é o mesmo. Concorda?! Já fez? Gosta? Então deixa seu comentário logo abaixo!

1 comentário em “Como fazer vinagrete: aprenda a fazer o melhor acompanhamento”

  1. Pingback: Yakisoba Exótico: Sabor Oriental no Universo do Churrasco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating