Olá amigos e amigas que acompanham sempre as receitas disponíveis aqui no Churrasco.coz.br, hoje estamos aqui para compartilhar uma receita incrível de Kafta, ou o popular espetinho de carne moída com especiarias árabes.
No mundo árabe, a kafta é também conhecida como kebab koobideh, ou simplesmente como kūbide, que não deixa de ser um tipo de kebab de carne picada, tradicional em terras iranianas, feito a partir de carne de cordeiro ou carne de vaca e até mesmo com carne de frango, sendo com frequência temperado com salsa e cebola picada.
Como fazer espetinho de carne moída
Na nossa receita utilizaremos carne moída magra com carne moída levemente gorda. A recomendação é tentar manter a proporção de 80% para carne bovina e 20% para carne com mais gordura. Aqui nós gostamos muito de utilizar o acém ou patinho junto com a bananinha, uma carne suculenta, saborosa e que agrega muita gordura boa para nossa receita.
Nesta receita de kafta que aqui compartilhamos, gostaríamos de levar até vocês um pouco do gostinho árabe, vamos incluir alguns condimentos e especiarias que agreguem sabores que remetam ao mundo árabe, sem deixar o jeitinho brasileiro de lado. Para acompanhar vamos compartilhar aqui com vocês a receita de um molho de iogurte com pepino, muito tradicional na Turquia e na Grécia, que leva como principais ingredientes o iogurte com pepino (chamado também de tzatziki) , vamos lá gente?!
Receita de Kafta
Minha paixão por essa iguaria começou alguns anos atrás na minha cidade mesmo, no interior de Goiás. Ali um belo dia descobri que existia uma tal de kafta em um bar de esquina que era recheada com queijo e que conquistou meu coração de imediato.
Essa kafta dele tinha dois sabores: carne bovina e também de frango. O grande barato era comer aquilo como se fosse um espetinho de rua tradicional do Brasil, com direito a mandioca cozida, feijão tropeiro e vinagrete 🙂
Kafta, Kebab, ou simplesmente espetinho de carne moída
Um belo dia eu falei pra mim mesmo, bora produzir um negócio desses?!? Fiz e ficou muito bom! Tanto é que quase sempre as pessoas pedem para que a gente reproduza essa receita nos finais de semana de churrascos entre amigos e familiares.
A apreciação pela kafta só aumentou mesmo quando visitei algumas cidades do Irã alguns anos atrás. Ali o kebab em seus vários sabores e condimentos, estão entre algumas das iguarias mais requisitadas em praticamente todos os restaurantes que conseguimos visitar. A diferença é praticamente o tipo de carne e os temperos que são agregados lá do outro lado do mundo.
Sendo assim, vamos direto ao ponto, confira à seguir a receita de kafta que utilizo já há alguns anos, acompanhada pelo molho de iogurte com pepino, uma sensação nos churrascos até das arábias 😀
Receita de Kafta
Equipamento
- 1 Churrasqueira com braseiro forte
- 1 Grelha para assar na brasa (ou parrilla)
- 20 Espetinhos de bambu
Ingredientes
Ingredientes para o espetinho de Kafta
- 1 kg Carne moída (patinho ou acém - 20% de gordura com 80% de carne)
- 1 maço Cheiro Verde (cebolinha, salsinha e coentro)
- 1 maço hortelã
- 40 gramas sal grosso de parrilla
- 100 ml azeite
- 1 unidade pimenta de cheiro (ou qualquer pimenta do seu agrado)
- 25 gramas cominho
- 25 gramas canela em pó
- 25 gramas páprica picante
- 2 unidades Cebola rocha (uma branca e uma rocha)
- 4 unidades alho
- 25 gramas pimenta do reino em pó moída na hora
- 2 unidades gema de ovo
Ingredientes para o molho tzatziki
- 1 unidade pepino japonês (para o molho)
- 1 copo iogurte natural (200ml)
- 1/2 colher de chá alho em pó (ou alho triturado)
- 1 colher hortelã picada
- 10 gramas pimenta do reino moída
- 10 gramas sal
- 1 fio azeite de oliva
Instruções
Preparando a churrasqueira
- Acenda a churrasqueira com tempo disponível para formar um braseiro incandescente (sem labaredas);
- Prepare a grelha para ir ao fogo e unte-a com um fio de azeite para evitar que os espetinhos grudem;
Preparando o molho de iogurte com pepino
- Descase o pepino e rale-o com um ralador de queijo;
- Utilize um bowl ou recipiente para agregar o pepino ralado com os oustros ingredientes: sal, pimenta, hortelã, alho, iogurte e um fio de azeite;
- Misture tudo para obter um creme consistente. Leve ao freezer para que ele possa gelar rapidinho, mas não a ponto de congelar, antes de servir.
Preparando os espetinhos de kafta
- Lave os espetinhos, para que eles possam estar úmidos no momento da preparação;
- Para preparar a carne, misture todos os ingredientes em um recipiente separado: carne moída, com cebola picadinha em cubos pequeninos, hortelã, cheiro verde, alho e os temperos secos: pimenta do reino, sal grosso moído, cominho e páprica;
- Após misturar os ingredientes principais, adicione os ovos e misture bem, faça com que a massa fique bem homogênea. Aqui você também pode adicionar um fio de azeite;
- Após fazer esse procedimento, reserve sua massa para preparar os espetos em uma geladeira por uns 30 minutos, assim agregará o sabor e ficará mais firme para a montagem dos espetinhos.
- Agora é chegado o momento da montagem dos espetos. Para isso, basta ir pegando pequenas porções de carne e moldando no espeto. Tem gente que usa vários recursos para fazer ficar perfeito (tal como com o uso de uma garrafa pet), mas eu acho que isso é pura gambiarra. No Irã e em outros países árabes a estratégia é muito simples, basta ir pegando pequenas porções de carne e agregando aos poucos ao longo dos espetos, não tem erro, vai ficar parecendo uma salsicha de carne moída.
- Há ainda o "bônus" que eu acredito que seria fazer a kafta recheada com queijo (já pensou em bolinhas de provolone envoltas nessa massa de carne moída com especiarias?!)
Assando os espetinhos de kafta
- Antes de ir direto ao ponto e assar o espetinho, recomendaria colocar na geladeira mais uma vez para firmar. Em alguns casos pode ser bom até congelar, se a massa não ficar muito consistente
- Utilize um pouco de óleo para untar a grelha e evitar que o espetinho se desfaça com o calor. Use calor brando sem labaredas, opte por uma churrasqueira com uma grelha chata (ou até mesmo uma chapa!)
- Fique de olho na intensidade do fogo e vá virando o espetinho com frequência. Quanto mais forte e branda a brasa e mais perto do fogo, melhor será o resultado, pois o objetivo aqui é selar o espetinho e mantê-lo suculento por dentro, criando uma casquinha por fora (reação de maillard)
- Feito isso, é só desfrutar!