Pizza na churrasqueira: dicas e utensílios para ter pizza na churrasqueira

Fala gente! Olha eu aqui de novo! Dessa vez pra te ensinar a fazer uma bela pizza na churrasqueira! Que tal?! Nada mau né não? Bom aqui eu vou compartilhar com você um pouco das formas que existem de fazer a pizza na churrasqueira, ou até mesmo em um fogão se você preferir, vamos lá?!

Antes de mais nada a gente precisa mesmo é de saber quais são os utensílios necessários para se assar uma pizza na churrasqueira, concorda?! Hoje no mercado existem pratos refratários e até mesmo mini fornos que podem ser utilizados junto com a churrasqueira para preparar uma pizza, e vou te dizer um negócio, não perde nada para as pizzas que você pede nos apps da vida.

Tem como fazer pizza na churrasqueira?

É a união de dois mundos, concorda?! Pizza e churrasco tem tudo a ver! Bom, tem como fazer pizza na churrasqueira sim, acontece que você vai ter que se preparar para não queimar a massa e atualmente a melhor maneira para que você não deixe ela passar pode ser usando uma “proteção” contra o calor direto da brasa no fundo da pizza.

Existem alguns tipos de pratos refratários que você pode encontrar em várias lojas na internet, ou até mesmo em grandes supermercados. Essa é uma das melhores alternativas, mas em caso de você não conseguir encontrar isso, pode ser uma saída utilizar uma folha de alumínio (além de ser bem mais econômico!).

No meu caso eu uso a folha de alumínio e um abafador comum de cozinha, como uma forma de assar bolos ou a tampa de uma panela grande. O importante é ter em mente que será preciso proteger a massa contra o calor direto e fazer o bafo para cozinhar o recheio, derreter o queijo, fritar o bacon e a calabresa.

Pizza na Churrasqueira

Como usar pedra refratária para pizza na churrasqueira?

É muito fácil! Basta que você acenda o carvão e forme uma brasa bem vívida. Após isso, utilize a forma refratária ou faça de duas a três dobras em sua folha de papel alumínio, mas evite de cobrir toda a grelha.

É importante que exista o livre tráfego de calor entre a grelha/parrilla e o abafador, mas não esquecendo de cobrir toda a superfície da pizza que vai em contato com o braseiro.

Não vai 30 minutos dependendo da temperatura da sua churrasqueira e a superfície de contato e sua pizza estará mais do que pronta, é bom ficar de olho durante o processo de cozimento para ter certeza que a massa ficou crocante (para isso eu gosto dela mais fina) e seu recheio completamente cozido com o queijo derretido ou gratinado.

Como funciona o forno de pizza na churrasqueira?!

O forno para pizza na churrasqueira tem como objetivo abafar o calor e o deixar de forma uniforme em todo o interior assim deixando a pizza bem preparada, dourada e com o queijo bem derretido.

É importante não retirar a tampa da churrasqueira até que tudo esteja bem uniforme, leva-se em torno de 40 minutos para se preparar e deixar a pizza na consistência ideal para o consumo, mas caso goste mais durinha e tostada basta apenas deixar por mais uns 10 minutos e estará do jeito perfeito para você.

Como assar pizza na churrasqueira de fogão?

Atualmente existem utensílios domésticos que permitem o cozimento de uma pizza por completo usando apenas a chama de um fogão a gás. Esse tipo de utensílio está ilustrado logo a seguir:

assar pizza na churrasqueira de fogão

Para cozinhar uma pizza basta colocar esse tipo de utensílio em cima da chama do fogão e utilizar uma forma furada onde a pizza passará pelo processo de cozimento. O bom é que dessa forma é possível assar as pizzas em fogo baixo e também poderá utilizá-la como uma churrasqueira de fogão a gás.

Mas aqui estamos buscando aquele gostinho de defumado que só uma churrasqueira e um bom braseiro podem proporcionar. E se a gente joga dentro logo uma tora de jabuticabeira ou outro tipo de lenha aromática, a brincadeira sobe de nível facilmente.

Receita de Pizza na churrasqueira

Pizza é bom, concorda? E pizza na churrasqueira então é a união de dois dos melhores mundos da gastronomia! Bora fazer uma receita de pizza na churrasqueira? Você vai amar!
Tempo de preparação1 hora
Tempo total30 minutos
Curso: Snack
Cozinha: Italian
Palavra-chave: pizza, pizza na churrasqueira
Porções: 8 fatias
Calorias: 342kcal
Custo: 25

Equipamento

  • churrasqueira
  • tábua refratária ou folha de alumínio
  • abafador (tampa, forma ou algo para abafar)

Ingredientes

Ingredientes para a Massa de pizza

  • 500 gramas farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) água morna filtrada
  • 1 colher (chá) sal (de parrilla :D)
  • 20 gramas fermento biológico (ou 1 tablete)

Ingredientes para o Recheio Marguerita

  • 500 gramas mussarela fatiada (ou ralada)
  • 5 unidades tomate (para fazer o molho)
  • 8 folhas manjericão (para dar aroma e decorar)
  • 100 ml azeite extra virgem
  • 1/2 unidade cebola (para o molho)
  • 1 cabeça alho (no mínimo 5 dentes)

Instruções

MASSA DE PIZZA CASEIRA

  • Em um bowl, acrescente o fermento para dissolver na água morna e dissolva-o por 5 minuto
  • Em um recipiente à parte, misture a farinha com o sal
  • Faça um montinho e no meio jogue aos pouquinhos o fermento misturado com a água
  • Vá sovando e misture tudo com suas mãos até a massa ficar bem lisinha. E se for preciso você pode ir acrescentando um pouco mais de farinha.
  • Você vai precisar sovar a massa por uns 15 minutos, então não desanime e vá trabalhando a massa até ela ficar bem lisinha
  • Faça uma pequena bolinha e coloque a massa em uma vasilha para reservar por 1 hora. Eu recomendo também tampar a vasilha com um plástico filme. Depois desse tempo de descanso é bem provável que a massa tenha dobrado de volume.
  • Depois você pode trabalhar a massa por mais uns 10 minutos em uma bancada de granito, usando polvilhado de farinha de trigo para abrir a massa, a próxima etapa.
  • Divida a massa em 4 partes, você vai conseguir fazer até 4 pizzas médias com essa massa depois de aberta. Se quiser apenas uma pizza, reduza a quantidade de ingredientes pela metade.

RECHEIO DE PIZZA MARGUERITA

  • Após trabalhar bem a massa e dividir em 4 partes é chegada a hora de abrir a massa com um rolo ou garrafa. Para isso salpique farinha de trigo na bancada e comece a espichar a massa e abri-la até formar o tamanho proporcional ao espaço disponível em sua churrasqueira
  • Rale a mussarela na parte mais espessa do ralador (ou então utilize fatias). Separe o majericão que será utilizado.
  • Preparação do molho é muito fácil e pode ser feita na churrasqueira antes. Basta picar o tomate em cubinhos e jogar em uma frigideira com azeite, alho e cebola picadinha.
  • Feito isso, coloque a frigideira no fogo (seja na churrasqueira ou no fogão) e comece a prepara o seu molho. Não demora muito para ficar pronto, o tomate vai soltando líquido e no finalzinho, se quiser complementar com um pouco de extrato e água, não deixe a consistência muito mole, o legal é o molho ficar bem consistente.
  • Chegou a hora de montar sua pizza. Antes comece preparando a churrasqueira, já deixe cortado a folha de alumínio (ou pedra refratária). Já encontre o abafador e atice o fogo do carvão.
  • Com a massa espichada, use uma colher com a parte debaixo para espalhar o molho vermelho em toda a extensão da pizza. Depois é só espalhar o queijo, usar umas fatias grossas do tomate e colocar uma folha de manjericão por cima de cada fatia do tomate.
  • Por fim, é só jogar na churrasqueira, posicionando de forma a não ficar nenhuma parte da massa exposta ao calor direto. Lembre-se de usar o abafador por completo e de deixar espaço livre entre o braseiro a grelha e o abafador.
  • Confira o resultado de 5 em 5 minutos. Pode ser interessante virar a pizza jogando a parte mais exposta ao exterior da churrasqueira para dentro. Depois que passar 10 minutos (dependendo da intensidade do braseiro, que tem que estar bem elevada).
  • Aí é só cortar em fatias e partir pro abraço! Gostinho de marguerita com o defumado da churrasqueira é imbatível.

Notas

Esta é uma receita de pizza na churrasqueira muito fácil de fazer e que leva alguns ingredientes apenas. A ideia aqui é fazer algo nada gourmetizado, mas sim bem descontraído, familiar e em um ambiente de descontração.
Você pode fazer a pizza na churrasqueira da forma que quiser, basta escolher bons ingredientes, comprar uma massa pronta (ou fazer a sua própria massa) e acender o braseiro! Gostou da receita? Não saia sem deixar seus comentários!

Nutrição

Calorias: 342kcal

Curtiu as dicas e receita?! Deixe seu comentário!

Fala sério?! É o melhor de dois mundos ou não é?! Acredito que a melhor forma de celebrar com os amigos e a família é fazendo um bom churrasco. Mas nada é tão bom que não pode ser melhorado, concorda? A pizza na churrasqueira faz a união do melhor de dois mundos gastronômicos.

E você, já fez uma pizza assim? Deixa sua experiência registrada nos comentários vai! Abraço e até a próxima.

1 comentário em “Pizza na churrasqueira: dicas e utensílios para ter pizza na churrasqueira”

  1. Concordo plenamente fazer esta união de dois mundos, a vida é um jogo devemos sempre tá criando novidades. Utilizar o forno para da churrasqueira e utilizar a pedra refratária para pizza na churrasqueira deve ter ficado muito top. Vou fazer um experimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating