Fala gente! Olha eu aqui de novo! Dessa vez pra te ensinar a fazer uma bela pizza na churrasqueira! Que tal?! Nada mau né não? Bom aqui eu vou compartilhar com você um pouco das formas que existem de fazer a pizza na churrasqueira, ou até mesmo em um fogão se você preferir, vamos lá?!
Antes de mais nada a gente precisa mesmo é de saber quais são os utensílios necessários para se assar uma pizza na churrasqueira, concorda?! Hoje no mercado existem pratos refratários e até mesmo mini fornos que podem ser utilizados junto com a churrasqueira para preparar uma pizza, e vou te dizer um negócio, não perde nada para as pizzas que você pede nos apps da vida.
É a união de dois mundos, concorda?! Pizza e churrasco tem tudo a ver! Bom, tem como fazer pizza na churrasqueira sim, acontece que você vai ter que se preparar para não queimar a massa e atualmente a melhor maneira para que você não deixe ela passar pode ser usando uma “proteção” contra o calor direto da brasa no fundo da pizza.
Existem alguns tipos de pratos refratários que você pode encontrar em várias lojas na internet, ou até mesmo em grandes supermercados. Essa é uma das melhores alternativas, mas em caso de você não conseguir encontrar isso, pode ser uma saída utilizar uma folha de alumínio (além de ser bem mais econômico!).
No meu caso eu uso a folha de alumínio e um abafador comum de cozinha, como uma forma de assar bolos ou a tampa de uma panela grande. O importante é ter em mente que será preciso proteger a massa contra o calor direto e fazer o bafo para cozinhar o recheio, derreter o queijo, fritar o bacon e a calabresa.
É muito fácil! Basta que você acenda o carvão e forme uma brasa bem vívida. Após isso, utilize a forma refratária ou faça de duas a três dobras em sua folha de papel alumínio, mas evite de cobrir toda a grelha.
É importante que exista o livre tráfego de calor entre a grelha/parrilla e o abafador, mas não esquecendo de cobrir toda a superfície da pizza que vai em contato com o braseiro.
Não vai 30 minutos dependendo da temperatura da sua churrasqueira e a superfície de contato e sua pizza estará mais do que pronta, é bom ficar de olho durante o processo de cozimento para ter certeza que a massa ficou crocante (para isso eu gosto dela mais fina) e seu recheio completamente cozido com o queijo derretido ou gratinado.
O forno para pizza na churrasqueira tem como objetivo abafar o calor e o deixar de forma uniforme em todo o interior assim deixando a pizza bem preparada, dourada e com o queijo bem derretido.
É importante não retirar a tampa da churrasqueira até que tudo esteja bem uniforme, leva-se em torno de 40 minutos para se preparar e deixar a pizza na consistência ideal para o consumo, mas caso goste mais durinha e tostada basta apenas deixar por mais uns 10 minutos e estará do jeito perfeito para você.
Atualmente existem utensílios domésticos que permitem o cozimento de uma pizza por completo usando apenas a chama de um fogão a gás. Esse tipo de utensílio está ilustrado logo a seguir:
Para cozinhar uma pizza basta colocar esse tipo de utensílio em cima da chama do fogão e utilizar uma forma furada onde a pizza passará pelo processo de cozimento. O bom é que dessa forma é possível assar as pizzas em fogo baixo e também poderá utilizá-la como uma churrasqueira de fogão a gás.
Mas aqui estamos buscando aquele gostinho de defumado que só uma churrasqueira e um bom braseiro podem proporcionar. E se a gente joga dentro logo uma tora de jabuticabeira ou outro tipo de lenha aromática, a brincadeira sobe de nível facilmente.
Fala sério?! É o melhor de dois mundos ou não é?! Acredito que a melhor forma de celebrar com os amigos e a família é fazendo um bom churrasco. Mas nada é tão bom que não pode ser melhorado, concorda? A pizza na churrasqueira faz a união do melhor de dois mundos gastronômicos.
E você, já fez uma pizza assim? Deixa sua experiência registrada nos comentários vai! Abraço e até a próxima.
A comida coreana é uma celebração de sabores intensos e equilibrados, com pratos que combinam…
A picanha argentina é uma verdadeira iguaria para os apreciadores de carne, destacando-se pela maciez…
A carne de sol na nata é um prato tradicional e saboroso da culinária nordestina,…
A salada de alface e tomate é uma opção simples, refrescante e cheia de sabor,…
O bife de chorizo é um corte argentino famoso por sua maciez e sabor. Retirado…
O escondidinho de linguiça toscana é uma receita prática e cheia de sabor, perfeita para…
Veja os comentários
Concordo plenamente fazer esta união de dois mundos, a vida é um jogo devemos sempre tá criando novidades. Utilizar o forno para da churrasqueira e utilizar a pedra refratária para pizza na churrasqueira deve ter ficado muito top. Vou fazer um experimento.