churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto
churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Batata doce: receita de batata doce assada na brasa

Fala pessoal, tudo na paz com vocês!? Esperamos que sim! Hoje estamos trazendo uma receita de acompanhamento para churrasco que vai sempre muito bem a calhar, agrada todo mundo, e é bem baratinho: batata doce! Nessa página você confere uma receita de batata doce assada na brasa que fica sensacional, bora lá?!

Batata doce assada na brasa

Ela é fantástica para comer com churrasco, sabe pq?! Simples, ela é leve, saudável, rica em carboidratos e quebra um pouco do sal que costuma sempre vir em excesso quando comemos churrasco em grande quantidade.

Essa batata é originária da Cordilheira dos Andes, se espalhou pelo mundo e atualmente é consumida de várias formas, seja em um purê, ou assada, ainda como batata chips na air fryer, enfim, são centenas de receitas que podem ser encontradas com essa planta.

Batata Doce
Batata Doce Assada na Brasa

Em alguns lugares do Brasil e também do mundo, o pessoal costuma consumir bastante a batata doce com churrasco, hoje você vai aprender uma receita de batata doce feita na churrasqueira para acompanhar seu churrasco que fica sensacional.

Quais os benefícios da batata doce?

Existem dezenas de benefícios da batata doce para nossa saúde, ela previne a diabetes, promove ganho de massa muscular para atletas que estão em constante atividade física. Fortalece bastante nosso sistema defensivo (imunológico), além de ser um alimento que devemos consumir frequentemente pois tem atuação na prevenção à diabetes.

Benefícios da batata doce
Benefícios do tubérculo

O grande barato da batata-doce são os antioxidantes que proporcionam o aumento da serotonina no cérebro, desencadeando sensações de relaxamento. Este tipo de tubérculo é muito indicado para a última refeição de atletas (acompanhado de peito de frango), justamente por sua composição e benefícios à saúde.

O que acontece se eu comer batata doce todos os dias?

Haverá a probabilidade de aumento no ganho de massa muscular no seu organismo. Caso você também agregue à sua rotina diária uma boa atividade física e uma alta dose de ingestão de alimentos ricos em proteínas, sem dúvidas você verá o desenvolvimento do seu físico a passos largos.

Contudo aqui nós tratamos apenas da recomendação da batata doce para acompanhar um belo churrasco. Nós gostamos muito de assar a batata direto na brasa, embalada em papel alumínio e com uma bela dose de temperos, azeite, continue lendo o post para ver a receita no final.

Qual a melhor hora do dia para comer batata doce?

De fato a melhor hora do dia para comer batata doce pode ser antes de dormir, como a última refeição da sua dieta. Também gostamos de comer esse tipo de batata como acompanhamento do churrasco. Tubérculos como a batata doce e a mandioca funcionam muito bem como acompanhamentos para carnes grelhadas, pois podem trazer saciedade e proporcionar bem estar.

Melhor hora para comer batata doce

Este tubérculo deve ser sempre considerado e visto como uma das melhores e mais limpas fontes de carboidratos, perfeito pois é também rico em fibras, possui em sua composição diversos tipos de vitaminas como as do complexo A, C, B e vários tipos de sais minerais.

Quando falamos nesse tipo de composição, estamos considerando também a capacidade deste maravilhoso alimento de nutrir, controlar nosso organismo, agir positivamente em nossa pressão arterial e regular vários indicadores que juntos compõem o que chamamos de saúde!

Sendo assim, antes de mais nada, bora cozinhar!?

Te convido a fazer essa receita na brasa, fica sensacional, bora lá!

Receita de Batata Doce na Churrasqueira

Nesta página você confere uma deliciosa receita de batata doce na churrasqueira, servida como um acompanhamento (assim como a mandioca!)
Tempo de preparação10 minutos
Tempo de Preparo40 minutos
Tempo total50 minutos
Curso: Entradas
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: Batata
Porções: 4
Custo: 15

Equipamento

  • 1 churrasqueira com braseiro brando
  • 1 folha de papel alumínio

Ingredientes

  • 3 unidades batata doce
  • 50 ml azeite de oliva
  • 25 gramas tempero seco (sal, pimenta do reino, ervas finas)

Instruções

  • Vamos descascar as batatas primeiro, você pode fazer com a casca, mas acredito que fica mais fácil de comer descascada
  • Com um garfo, faça vários furinhos na batata, e depois regue-a com um belo fio de azeite
  • Agregue depois o tempero seco. Antes de fechá-la com o papel alumínio, aproveite para colocar uma bela colher de manteiga junto. Feche tudo bem selado com duas voltas no alumínio e coloque junto com o braseiro, opte por colocar mais perto do canto da churrasqueira, assim você evita de queimar.
  • Vá virando com o passar do tempo, não deixa parado não. Vira de um lado pro outro, de cima pra baixo e aproveita ao máximo para dar tempo
  • Para testar se a batata está cozida é muito simples, faça um furo com um palito de dente, se ele penetrar sem esforço é porque já está pronta!
  • Tire do fogo, desembale, cuidado pois vai estar super quente. Dê uma amassadinha e jogue mais um fio de azeite. Pode ser legal corrigir o sal e a pimenta do reino nessa hora. Sirva com uma mandioquinha e uma carne top!

Nutrição

Porções: 400g

Concluindo

Gostou da receita?!

E aí, curtiu a receitinha? Fácil de fazer né!? Aproveite a oportunidade do próximo churrasco para incluir um pouco de doce na sua vida com esse tipo de alimento. Você vai ver que as crianças e os mais velhos vão agradar bastante. Agregue-a na mesa junto com a mandioquinha e você vai se surpreender com os comentários das pessoas.

Deixe seu comentário

E aí, já fez esse tipo de tubérculo e serviu com carne assada?! Conta pra gente como foi nos comentários?! Tenho certeza que você tem um tempero secreto que utiliza sempre, conta pra gente como é que você prepara essa delícia. Grande abraço e até a próxima matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating