churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto
churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Cachorro Quente feito na churrasqueira com molho especial

Fala galera! Tudo em paz?! Espero que sim! Hoje estamos trazendo para vocês uma receita de cachorro quente feito na churrasqueira com um molho especial de maionese da casa! Essa maionese é parecida com a maionese de alho que a gente já publicou algum tempo atrás, contudo tem uma variação que vai transformá-la em tipo um molho do macdonald’s, bora lá?!

Cachorro Quente

Galera, o cachorro quente de churrasqueira não precisa necessariamente levar aquela salsicha de supermercado né!? Concorda comigo?! Eu gosto de hot dog, mas eu acho que muitas vezes aqui no Brasil a gente só encontra o cachorro quente com aquela clássica salsicha de supermercado.

A vantagem de fazer o hot dog na churrasqueira é que ali a gente que manda, e se a gente quiser até linguiça toscana no lugar da salsicha, então vamos seguir adiante e fazer o nosso cachorro mega personalizado!

Cachorro Quente
Cachorro Quente

O que não pode faltar em um cachorro-quente?

Pergunta óbvia: não pode faltar no hot dog a bela salsicha, a proteína, a carne, o pão e o molho especial. Se você estiver caminhando pelas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, e encontrar uma barraquinha de cachorro quente, então pode ter certeza que eles vão servir só pão com salsicha, ketchup e mostarda. Quer saber?! É bom demais da conta!

Se você está caminhando em uma rua de qualquer cidade brasileira e topar com uma barraquinha de cachorro quente, então pode ter a certeza absoluta que junto com ele vai vir o pão, um salsichão, um molho de carne moída, vinagrete, batata palha e até purê de batata em alguns lugares.

É preciso ferver a salsicha?

Se você vai fazer o hot dog em casa, sem ser no braseiro, direto no fogão, o que recomendamos é fazer um molho vermelho com extrato de tomate e cozinhar a salsicha nesse molho, vai ficar mais molinha, mais suculenta e vai garantir que o seu lanche fique delicioso. Agora se preferir fazer na churrasqueira, então acreditamos que o melhor possa ser ir direto pro braseiro e tostá-las, como na foto abaixo.

Salsichas para cachorro quente
Linguiças para hot dog na churrasqueira

Qual a diferença de hot dog e cachorro-quente?

É a mesma coisa. O termo hot dog é a tradução em inglês para cachorro quente. Não tem diferença nenhuma, às vezes você vai encontrar o termo em inglês nas lanchonetes brasileiras mais gourmetizadas, contudo o termo popular no Brasil é cachorro-quente mesmo. Contudo aqui nós estamos trazendo pra vocês uma proposta de hot dog feito na churrasqueira, um pouco diferente daquele dogão de esquina que é possível ser encontrado em qualquer lugar do Brasil.

Por que se chama cachorro-quente?

O cachorro-quente tem esse nome por lembrar aqueles cachorros da raça Dachshund, que surgiu na Alemanha, popularmente conhecido aqui no Brasil pela propaganda da Cofap! Esse cachorrinho tão simpático parece demais com o formato da iguaria, com a salsicha maior do que o pão, lembra o jeito do cachorro se locomover.

Cachorro quente simples
Um hot dog simples

Interessante perceber as grandes variações existentes da mesma iguaria Brasil afora: em São Paulo é difícil encontrar um hot dog que não tenha purê de batata. Já no RJ eles gostam de adicionar ovo de codorna. No Nordeste, em Pernambuco por exemplo, há um recheio que leva molho de carne moída ou salsicha. Já em Goiás e Minas você vai encontrar milho verde e batata palha quase que em todos os lugares. Já em Santa Catarina é possível encontrar essa delícia como ela é preparada originalmente na Alemanha, ou ainda com o chucrute!

Receita de Cachorro Quente na churrasqueira

Receita de Cachorro-Quente na Churrasqueira

Nesta receita você aprende a fazer um cachorro-quente simples e delicioso na churrasqueira com braseiro alto. Também relacionamos a receita de uma maionese especial para acompanhar.
Tempo de preparação30 minutos
Tempo de Preparo50 minutos
Tempo total1 hora 20 minutos
Curso: Lanches
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: Hot Dog, pão, Salsicha
Porções: 4 pessoas
Custo: 50

Equipamento

  • 1 churrasqueira com grelha e braseiro

Ingredientes

  • 8 unidades pão de sua preferência
  • 8 unidades linguiça toscana recheada (ou uma linguiça da sua escolha)
  • 1 maço cheiro verde (para o molho)
  • 200 gramas maionese
  • 1 cabeça alho
  • 25 gramas tempero seco (sal, pimenta do reino, páprica defumada)

Instruções

Maionese de alho para cachorro-quente

  • Em um recipiente misture todos os ingredientes. Deixe o alho cozinhar em um papel alumínio perto da brasa antes de adicioná-lo, vai dar um gosto especial de defumado.
  • Pode ser importante picar bem fininho o cheiro verde. Depois use um processador, mixer ou até mesmo um liquidificador para fazer a pasta por completo;
  • Deixe na geladeira antes de seguir adiante para o cachorro-quente. Quando o pão estiver quentinho e a linguiça no ponto, apenas adicione bastante dessa maionese ao seu lanche, vai ficar show!

Preparando cachorro-quente na churrasqueira

  • Com o braseiro já preparado, reparta seus pães e prepare-os para grelhar antes de fazer o cachorro quente, queremos o interior dos pães com aquela crostinha, mas sem ficarem queimados.
  • Já pode também colocar as linguiças para assar, queremos elas 100% cozidas, com uma casquinha top e sem marcas de queimado.
  • Aqui não tem segredo, é unir o pão com a linguiça e tacar a maionese de alho que vamos fazer logo em seguida, então quando o pão estiver quentinho e a linguiça 100% grelhada, é hora de unir os dois ingredientes à maionese de alho.

Nutrição

Porções: 8unidades

Concluindo

Curtiu a nossa receita?! Já fez algo parecido em casa?! Gostaria de compartilhar conosco a sua experiência ou toque de mestre?! Pois não perde tempo, siga a rolagem da página e mais abaixo você vai encontrar o nosso formulário de comentários, onde você pode deixar sua opinião ou sugestão de melhoria nesta receita. Apostamos que você já fez algum tipo de sanduba na churrasqueira, conta pra gente como foi e qual é o segredo da sua receita! Abração e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating