churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto
churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Frango Assado na churrasqueira: receita no braseiro

Olá amigos e amigas que acompanham as nossas receitas de churrasco, tudo bem com vcs?! Espero que sim! Hoje estamos aqui para falar de uma paixão nacional, o frango assado. Sabe aquele frango de TV de cachorro que vc consegue encontrar na sua cidade nos finais de semana? Pois é desse mesmo que estamos falando aqui na receita de hoje.

Frango Assado, uma paixão mundial

Contra fatos não existem argumentos, o frango assado é uma das comidas mais encontradas nas padarias e botecos nos finais de semana, possuindo diversas variações de preparo, é uma paixão mundial para pessoas de qualquer idade, praticamente em qualquer país do mundo.

Para fazer o frango assado de padaria você não precisa de muitos ingredientes, pode ser feito tanto na churrasqueira, quanto no forno. Nós aqui somos suspeitos e preferimos fazer ele inteiro na churrasqueira, no fogo médio, para conseguir a casquinha crocante e o miolo super suculento.

Frango Assado
Frango Assado

Quando o assunto são os condimentos e temperos utilizados, existem diversas variações, cada região do nosso país (e do mundo) possuem seu próprio paladar e optam por temperos exclusivos, contudo aqui nesta receita você vai aprender a fazer esse frango mais tradicional, vamos conseguir fazer essa casquinha e você vai se encantar com a qualidade do resultado.

Um dos ingredientes que vamos utilizar em nosso tempero será uma marinada composta com suco de laranja e limão. Vamos deixar o frango descansar nesse tempero por algumas horas, contudo o ideal mesmo para penetrar bem o sabor, pode ser deixar o frango descansar no limão da marinada de um dia pro outro na geladeira.

Para que serve o limão no frango?

O limão serve para condimentar, temperar, atuar como agente amaciante, e unir os sabores dos outros ingredientes que serão utilizados em nossa marinada. Após o preparo, antes de servir, também gostamos de utilizar o suco do limão para garantir acidez, um leve azedinho e contrastar bem com a suculência da nossa carne de frango.

Quanto tá frango assado? Qual o preço do frango inteiro?

Hoje em dia se você pesquisar por aí, vai ver que um frango assado desse custa em média de 40 a 60 reais nos botecos e padarias em dias de domingo, é um pouco puxado o preço, desde que um frango normal em um supermercado costuma ser entre 25 e 35 reais.

Fique à vontade também para preparar seu frango sem ser completo, você pode querer destrinchar o frango, o que é recomendável caso vá fazer em uma churrasqueira aberta e precise de que o preparo seja mais rápido. Esse frango assado inteiro demora mais de duas horas para ficar pronto (ou mais ainda dependendo do calor do braseiro).

Frango assado na brasa
Frango assado na brasa

Frango assado no espeto na churrasqueira

Uma outra forma para preparar um frango assado inteiro na churrasqueira é fazer o uso de um espeto. Existem várias formas de fazer na grelha também, contudo se a sua churrasqueira comportar, recomendamos que você prepare o frango para assar em um espeto giratório, assim você garante a suculência e o frango assa por inteiro, fica muito mais gostoso!

Frango assado no espeto
Frango assado no espeto

Só de não precisar ficar virando o frango, o resultado já vai ser muito melhor, pois o grande problema em fazer na churrasqueira com grelha, é que vai ser preciso virar o frango quando ele já estiver assado e isso pode gerar certas complicações e dificuldades. Caso opte por fazer na churrasqueira com grelha, utilize então aquelas grelhas de assar peixe para prender o frango, assim você garante que vai conseguir virar e remover ele das labaredas sem problemas.

Receita de Frango Assado na Churrasqueira

Receita de Frango Assado na Churrasqueira

Confira uma das mais deliciosas receitas de frango assado na churrasqueira que vc pode encontrar na internet. Fica igual frango de padaria!
Tempo de preparação1 hora
Tempo de Preparo2 horas
Tempo de Descanso12 horas
Tempo total15 horas
Curso: Prato Principal
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: frango
Porções: 4 pessoas
Custo: 35

Equipamento

  • 1 churrasqueira com braseiro mediano
  • 1 grelha de peixe (ou espeto giratório)

Ingredientes

Proteína

  • 1 unidade frango inteiro

Temperos para a marinada

  • 4 unidades laranja
  • 5 unidades limão taiti
  • 50 gramas tempero seco (sal, pimenta do reino, cominho, páprica picante e açafrão em pó
  • 2 unidades pimenta fresca da sua preferência
  • 1 pitada açúcar

Instruções

PREPARANDO A MARINADA

  • Para preparar a marinada, em um recipiente grande, comece adicionando o frango inteiro, esse recipiente precisa conter tanto o frango inteiro, quanto os ingredientes da marinada que vamos preparar.
  • Esse recipiente precisa ter uma tampa, ou estar coberto por um filme de cozinha. Vamos comece espremendo as frutas (laranja e limão), agregue o suco sem sementes ao frango. Aqui você pode escolher que tipo de limão quer usar, recomendamos o limão taiti e o cravo (aquele amarelo de roça)
  • Adicione à marinada os temperos secos e reserve, também coloque as duas pimentinhas frescas pois elas vão conferir sabor a todo o suco de temperos.
  • Agora é a parte mais importante da fase de marinada: dê um banho com esses temperos no frango para que ele penetre bem. Faça questão de banhar as partes entre a pele e a carne, capriche nessa etapa.
  • Depois de ter feito tudo isso, vá adiante cubra o recipiente e deixe na geladeira por algumas horas. Se você quiser pode até deixar de um dia para o outro que vai ficar ainda melhor.

ASSANDO O FRANGO NA BRASA

  • Após a etapa da marinada ter sido concluída com sucesso, chegou o momento de assar nosso frango. Se você vai utilizar o espeto, siga adiante e prepare-o. Use um espeto triplo de preferência.
  • O segredo é tentar perfurar de fora a fora para que o frango fique bem firme. Se você optou por fazer com a grelha, não tem problema, se tiver a grelha de peixe é o melhor, pois você pode ir virando com maior facilidade. Caso vá assar o frango direto na grelha, tente fazer de uma forma que as coxas e sobrecoxas fiquem na parte em contato direto com o fogo pois tendem a demorar mais para ficarem prontas.
  • O ideal dessa receita é fazer no segundo degrau da grelha ou com uma churrasqueira que possua espeto giratório, assim você fica despreocupado.
  • O frango deve demorar em média uma hora a uma hora e 30 minutos para ficar pronto, sendo assim, antes de atingir os 50 minutos você vai precisar virar (se estiver na grelha direto ou na grelha de peixe).
  • Não tenha medo de deixar a pele bem tostadinha, mas evite de queimar e ficar escuro demais pois ai vai ficar amargo. Vc tem que ir virando de pouco em pouco quando já estiver bem assado para que ele fique mais crocante, mas sem gosto de queimado na pele.
  • Se tiver seguido todos os passos certinho, chegou o momento em que seu frango está super crocante e molinho, ele deve desmanchar sozinho, tirar a coxa tem que ser super fácil para ter a certeza de que ele está pronto.
  • Feito isso, espremida de limão por cima da pele e sirva para seus convidados com um molho à sua escolha!

Nutrição

Porções: 1frango

Concluindo

Espero que tenham gostado dessa receita, sempre que repetimos a dose lá em casa, o sucesso é absoluto, o frango fica com a pele bem crocante, a suculência e o sabor da carne concentrados pela marinada e o pessoal acaba sempre elogiando muito. Você já fez frango assim? Tem alguma recomendação para enviar?! Não vá embora sem antes deixar o seu comentário na caixinha que vem logo abaixo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating