Guacamole, receita mexicana perfeita para comer com churrasco

Você sabia que existe um mundo à parte quando o assunto é abacate. E se eu te falar que no México e em várias partes do mundo o povo come abacate com sal! Acredita nisso?! Já ouviu falar de Guacamole?! Esse é um dos melhores acompanhamentos que poderiam existir para um bom churrasco, sendo totalmente produzido com ingredientes naturais, saudáveis e o melhor, com bastante abacate salgado!

Abacate salgado com coentro!

Isso mesmo! Abacate com SAL! E fica uma delícia! Em vários lugares do mundo o abacate é consumido mais como uma verdura do que como uma fruta. Nos Estados Unidos o abacate é altamente consumido nos cafés da manhã e almoços como um acompanhamento de comida salgada.

Alma mexicana

No México o guacamole é a alma de boa parte dos acompanhamentos, ele está sempre à mesa, junto com um molho vermelho e outro molho verde. Confesso pra você que meu paladar se transformou completamente quando comi a guacamole pela primeira vez, desde então não consigo mais ver o abacate sem um bom suco de limão, coentro, cebola rocha e tomate, os principais ingredientes desta iguaria tipicamente mexicana.

O que é bom para comer com guacamole?

Carnes e tortilhas (como o Doritos). No México eles comem guacamole com tacos e tortas (que são os sanduíches mexicanos). Também vai guacamole como um adereço para ceviches e até mesmo puro com tortillas de milho.

Basicamente é servido como uma pasta, ou adereço, que pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de pratos. Em terras mexicanas é comum ver o creme de abacate salgado sendo servido em pratos simples e corriqueiros do dia a dia (como os tacos al pastor) e ainda em refeições completas como um belo filet a ranchera.

O que é guacamole no Brasil?

No Brasil o guacamole está chegando aos pouquinhos. É vastamente utilizado na culinária mexicana, em restaurantes temáticos que servem tacos, tortillas, burritos e afins. No México ele é vastamente consumido com carne assada e tortillas, junto com bastante molho apimentado.

Guacamole no Brasil
Guacamole no Brasil

Fato é que só de ver um recipiente com guacamole já começamos a salivar, é uma sensação estranha na primeira vez, comer abacate com coentro, hahaha, mas acredite: você vai amar! Ainda mais se for servido com uma cervejinha bem gelada e uma limão espremido. Adicione gotinhas de uma pimenta bem forte (como a tabasco) para elevar o nível de intensidade e sabor a extremos que até então você não conhece!

Como fazer para o guacamole não escurecer?

Ele precisa levar ingredientes maduros (e não passados de maduro) e deve estar sempre fresco. Guacamole é o tipo de prato que deve ser preparado para ser consumido na hora, como uma boa salada de tomates (ou nosso clássico vinagrete!)

Em alguns casos é possível retardar o escurecimento do guacamole ao adicionar gostas de limão e um belo fio de azeite depois que a pasta já estiver praticamente pronta, mas não se esqueça, guacamole é uma salada de abacate e deve ser consumido de imediato. Também não recomendo guardar o resto do guacamole pra mais tarde, assim ele pode azedar na geladeira.

Que que significa guacamole?

O termo guacamole surgiu em terras mexicanas e quer dizer abacate mole, ou abacate amassado. Aqui no Brasil as pessoas ainda confundem abacate com guacamole, é como confundir o tomate com um vinagrete, o primeiro é ingrediente principal para o prato (segundo).

Guacamole
Guacamole / foto por pixabay

Acreditamos que a parte mais impressionante para o brasileiro em incluir a guacamole na rotina da dieta, é justamente a assimilação de que o abacate se come salgado, e não doce com leite igual sempre consumimos desde criança nas batidas que nossos familiares fazem no liquidificador.

Qual a diferença entre avocado é guacamole? O que é o avocado?

O avocado é um tipo de abacate menor, e uma das traduções de abacate em espanhol é avocado. Sendo assim, a guacamole leva como principal ingrediente de sua composição o avocado (que nada mais é do que aquele abacatinho menor, mais redondinho, que é facilmente encontrado em qualquer supermercado do Brasil).

Confesso que na primeira vez que vi um senhor colombiano comendo um abacate junto com uma sopa, achei no mínimo estranho, hoje já entendo e gosto muito do paladar salgado dessa fruta.

Abacate (avocado)
Abacate (avocado)

Espero que você esteja preparado para novos sabores com essa receita. Pode ser que na primeira vez você não curta muito, contudo recomendo que não abandone a recomendação. Para facilitar o consumo inicial, compre aqueles Doritos sem sabor (sabor clássico, sem ser a embalagem vermelha, a embalagem amarela!) e adicione ingredientes frescos.

Um bônus pode ser preparar uma carne bem suculenta na churrasqueira e utilizar a nossa pasta de abacate salgada para comer a carne junto com o Doritos. Vai muito bem também com pão sírio, ou pão pita. Fato é que essa iguaria é aceita em vários lugares do mundo e vai bem com qualquer tipo de comida. Se você vai fazer uma festa, ou está incumbido de levar um tira gosto para uma reunião de amigos(as), esta iguaria vai ser a sensação do seu evento. Não deixe de conferir a receita logo abaixo:

Receita de guacamole para comer com churrasco

Receita de Guacamole

Aqui você aprende a fazer uma deliciosa receita de guacamole, uma pasta de abacate com tomate, coentro e cebola que vai mudar seu conceito com relação a essa fruta.
Tempo de preparação10 minutos
Tempo de Preparo20 minutos
Tempo total30 minutos
Curso: Entradas
Cozinha: Mexicana
Palavra-chave: Abacate, Cebola, Coentro, Tomate
Porções: 4 pessoas

Equipamento

  • 1 Recipiente para preparar e servir o guacamole
  • 1 Faca bem afiada e um garfo para amassar o abacate

Ingredientes

  • 2 unidades abacates pequenos (abacate avocado)
  • 2 unidades tomates bem vermelhos
  • 1 unidade cebola roxa grande
  • 1 maço coentro (e cebolinha/salsinha se quiser)
  • 3 unidades limão taiti
  • 50 gramas tempero seco (sal com pimenta do reino moída na hora)

Instruções

  • Comece descascando o abacate, remova a sua semente e coloque a polpa no recipiente de preparo
  • Com o garfo, vá amassando o abacate até ele ficar bem pastoso. Tem gente que gosta de deixar ele com uns pedaços maiores (não reduzindo tudo ao formato de pasta)
  • Esprema o suco de um limão e reserve.
  • Agora corte os tomates em cubinhos. Remova o miolo do tomate e as sementes se você quiser uma pasta mais homogênea. Para o guacamole ficar mais molinho, você pode deixar o tomate inteiro. Agregue o tomate picado ao recipiente com o abacate amassado e reserve.
  • Agora pique a cebola em cubinhos bem pequenos e adicione-a ao guacamole. Nesse instante, se quiser, também pode adicionar um alho picado bem fininho.
  • Pique o maço de coentro (ou cheiro verde) bem fininho, adicione ao recipiente
  • Esprema os outros dois limões e comece a misturar até ficar uma pasta bem homogênea
  • No meio do caminho, antes de terminar a mistura, agregue o suco dos outros dois limões, adicione o tempero seco (sal e pimenta do reino moída na hora)
  • Antes de servir, deixa na geladeira/congelador por alguns minutos para ele ficar um pouco mais consistente.
  • Adicione um belo fio de azeite no final e desfrute com a turma!

Nutrição

Porções: 600g

Concluindo

Esperamos que vocês tenham gostado muito da receitinha de hoje. De fato essa receita de guacamole é super simples, fácil e nutritiva. Vai bem com churrasco, com Doritos e com Burritos (aquela tortilla rapidez com uma carninha no meio e queijo derretido, é infalível!).

E você, gosta de abacate com sal?! Já comeu a guacamole em alguma oportunidade? Vai testar a receita?! Deixa seu feedback nos comentários que virão logo mais, abração e até a próxima postagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating