churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Receita de Hambúrguer Caseiro

Olá amigos e amigas que acompanham nossas receitas de churrasco, tudo beleza?! Esperamos que sim! Hoje estamos aqui para compartilhar com vocês uma das melhores receitas já realizadas por nós até hoje: uma belíssima receita de hambúrguer caseiro, feito como deve ser, direto na churrasqueira.

O hambúrguer é uma preferência mundial, concorda?! Praticamente em todos os lugares do mundo é possível encontrar e comer um belo hambúrguer com molhos tradicionais, acompanhados de picles (ou não), com uma bebida refrescante, ahh, dá água na boca só de pensar!

O que precisa para fazer um hambúrguer caseiro?

Nada além de uma boa mistura (blend) de carnes, uma churrasqueira com um braseiro bem incandescente e os condimentos/temperos de sua preferência.

Acreditamos que no caso do hambúrguer, menos é mais, contudo há várias variações de receitas de hambúrguer caseiro que levam também cebola, cheiro verde, pimentas frescas, e até mesmo recheios variados.

Nesta receita você vai encontrar o básico para fazer um hambúrgão caseiro: sugestão para o mix de carnes, sugestão de condimentos e modo de preparo.

Hambúrguer na churrasqueira caseiro

O que usar para dar liga no hambúrguer artesanal?

Muitos cozinheiros utilizam ovos, às vezes até mesmo um pouco de farinha de rosca, ainda existem outras pessoas que preferem dar liga e consistência ao hambúrguer artesanal adicionando farinha de trigo.

Receita de Hamburguer Caseiro
Receita de Hamburguer Caseiro

Existem também outras alternativas utilizadas por diversas pessoas para fazer com que o hambúrguer pegue uma liga, a carne precisa estar bem consistente e moldada como tal antes de ir ao braseiro. Nós gostamos de utilizar 1 ovo a cada 400 gramas de carne moída.

Qual é a melhor carne para fazer hambúrguer artesanal?

Sem dúvidas uma combinação de carnes: 30% de carne mais gordurosa e 70% de uma carne magra. Há também a possibilidade de adicionar bacon ou gordura de porco para fazer com que a carne fique ainda mais suculenta ao ser preparada.

O que fazer para o hambúrguer caseiro não encolher?

O segredo do sucesso aqui é fazer com que ele seja maior e mais fino. A carne diminui naturalmente ao ser grelhada, desde que perde líquidos com a troca de calor realizada na grelha. Faça seu hambúrguer um pouco maior do que o pão escolhido, sem dúvidas vai dar certo.

Receita de Hambúrguer Caseiro

Receita de Hamburguer Caseiro

Encontre nesta página a maravilhosa receita de hambúrguer caseiro que fazemos por gerações lá em casa (todo mundo ama!)
Tempo de preparação50 mins
40 mins
Curso: Entradas
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: hamburguer, sanduíche
Porções: 5 sanduíches
Custo: 80

Equipamento

  • 1 Churrasqueira + Braseiro + Grelha

Ingredientes

  • 700 gramas patinho ou acém moídos duas vezes (carne magra)
  • 300 gramas bacon ou fraldinha ou bananinha (carne gorda)
  • 2 unidades ovo (ponto a mais para você se tiver ovo caipira)
  • 100 gramas temperos secos (sal, pimenta do reino, páprica picante, etc)
  • 50 ml azeite

Instruções

Preparo dos Hambúrgueres caseiros

  • Vamos começar criando uma mistura consistente com as duas carnes escolhidas. Lembre-se que aqui é apenas uma sugestão da proporção para um kilo de carne (70% carne magra + 30% carne gorda)
  • Misture bem a carne moída e enquanto isso vá adicionando os dois ovos para ganhar consistência na massa
  • Aproveite o momento que os ovos já tiverem sido introduzidos para adicionar os temperos secos
  • Nesse ponto, se você quiser, pode adicionar também outros condimentos (como cebola em cubinhos, cheiro verde, ou ainda um recheio, como queijo!)
  • Com a massa para o hambúrguer preparado, aí é só moldar. Faça bolinhas de carne como se fosse fazer almôndegas, recomendo que sejam bolinhas de no mínimo 100 gramas cada
  • Para não fazer com que o hambúrguer fique bem menor do que o pão, opte por fazer um pouco maior do que a medida do pão. Jogue a bolinha de carne de uma mão para a outra para retirar o excesso de ar que ainda residir entre as fibras da carne, depois vá moldando aos poucos com a mão mesmo, abrindo como uma massa de pizza
  • Ao terminar de abrir o hambúrguer, recomendo levar até a geladeira por uns 30 minutos para que ele ganhe consistência

Preparo do Hambúrguer na churrasqueira

  • O objetivo no preparo é utilizar o calor do braseiro para selar o hambúrguer com brasas bem incandescentes, nada de fogo ou labareda, importante esperar o carvão ficar bem vermelho e sem chamas antes de entrar com os hambúrgueres.
  • Posicione sua grelha a cerca de 15 cm da brasa, ou a uma altura onde sua mão não aguente mais do que 3 segundos acima do braseiro.
  • Recomendamos também pincelar com azeite o hambúrguer antes de ir pra grelha, evitando assim que ele se desmanche ou pregue na grelha quente.
  • Ao colocar o hambúrguer, não mexa, você vai virar 3 minutos depois do mesmo lado para fazer aquela marquinha clássica.
  • Mais 2 minutinhos e já pode virar de lado. Você vai perceber que o hambúrguer ficou selado sem queimar e manterá a suculência interna.
  • Repita os 3 procedimentos anteriores e seu hambúrguer estará ao ponto, perfeito para ser degustado com o pão, ou qualquer acompanhamento que desejar.

Notas

Esperamos que tenham curtido essa receitinha de hambúrguer caseiro. Não tem segredo né!? Vai agradar todo mundo com certeza! Se fez a sua receita, mande aqui a sua mensagem nos comentários que estão logo abaixo.

Nutrição

Porções: 10hambúrgueres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating