churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto
churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Maionese de alho: aprenda a fazer a receita de maionese com alho

Olá amigos e amigas que acompanham o churrasco.coz.br, tudo na paz?! Espero que sim! Estamos aqui hoje para compartilhar com vocês uma receita incrível de maionese de alho, uma das melhores maioneses para acompanhar o churrasquinho do final de semana.

Nesta oportunidade nós vamos compartilhar com vocês os ingredientes e o modo de preparo dessa receita de maionese de alho que é a sensação em todos os churrascos que visitamos. É uma receita relativamente simples, você pode fazer utilizando uma maionese pronta de supermercado, ou se quiser elevar ainda mais a brincadeira, poderá fazer a sua própria maionese em casa.

Maionese de alho

Esse creme feito à base de ovos ou óleo é uma paixão nacional! Vai bem com tudo, de pão de alho a carnes nobres, não tem erro! Pessoal lá em casa costuma rapar o recipiente, não deixam pra ninguém! É tão simples que vale a pena experimentar e fazer no seu próximo churras.

Leva basicamente uma cabeça de alho, alguns condimentos adicionais e bastante amor! É o tipo de molho que você pode experimentar fazendo diretamente em um mixer, ou até mesmo em um recipiente normal, apenas triturando bem o alho e adicionando outros condimentos para decorar.

Maionese de alho com mostarda
Maionese de alho com mostarda

Esse molhinho vai super bem com uma mostarda, parece terem sido feitos um para o outro. Gostamos de utilizar em frango a passarinho, em carnes bovinas, em filés suínos e até mesmo com peixe assado na churrasqueira ele vai super bem!

Uma dica bem importante para você que gosta muito de alho e pretende fazer essa maionese especial é a seguinte: ao descascar o alho, remova aquele caule mais esverdeado que fica bem no meio, assim você garante que o molho não vai azedar ou ficar amargo.

Quanto tempo a maionese temperada pode ficar na geladeira?

Essa maionese de alho consegue ficar até uma semana na geladeira sem estragar. É importante colocá-la em um recipiente coberto (de preferência uma bisnaga de maionese comum). Agora eu garanto que não vai sobrar nem um restinho para você ter que se preocupar em guardá-la, o povo vai acabar com tudo antes mesmo do seu churrasco começar, na rodada inicial de aperitivos e acompanhamentos.

Então a minha recomendação é ter sempre um pouco a mais reservado na geladeira. Prepare um dia antes e guarde em uma bisnaga na geladeira, você vai fazer seus convidados ficarem surpreendidos pela qualidade e sabor que é garantido à maionese pelo alho e condimentos que vamos adicionar.

Qual a diferença entre aioli e maionese?

Você já deve ter se perguntado se existe uma diferença entre aioi e maionese, pois sim, existe: a maionese é tradicionalmente feita com óleo vegetal, ou ovos. Já o aioli costuma levar ingredientes mais nobres, como o azeite de oliva e outros condimentos especiais, o que garante um sabor e textura extremamente saborosos.

Molhos para churrasco
Molhos para churrasco

O aioli, assim como a maionese também pode adquirir outros sabores e condimentos para garantir textura e sabor mais apurados. É comum encontrar aioli de ervas finas ou de alho, uma receita até parecida com aquela que vamos compartilhar logo abaixo, contudo que não leva ingredientes como óleo vegetal ou ovos.

O que fazer quando a maionese de ovo desanda?

É muito simples, se a sua maionese de ovo desandar, utilize apenas um ovo a mais em temperatura ambiente, vá acrescentando também um fio adicional de óleo (ou azeite de oliva), enquanto o liquidificador ou mixer trabalha.

A maionese de ovo costuma desandar por conta da falta de balanceamento entre os ingredientes utilizados na sua receita. Para equalizá-los, basta agregar apenas a gema de outro ovo, ou ainda ir batendo e introduzindo mais óleo até atingir a consistência desejada.

Quantas calorias tem a maionese de alho?

Uma porção (100 gramas) de maionese de alho tem em média 70 calorias, contudo a composição da maionese costuma ter um alto índice de gorduras. Você pode fazer uma maionese mais “light” utilizando para isso ovo cozido, requeijão cremoso light e azeite de oliva, dessa forma você reduzirá a quantidade de gorduras exigidas para produzir a maionese e ganhará em proteínas e carboidratos.

Alho, cabeças de alho
Alho, cabeças de alho

Então espero que esteja preparado para produzir a melhor maionese de alho do planeta! Confira logo à seguir uma receita completinha de maionese de alho caseira para comer com a sua melhor carne de churrasco.

Receita para Maionese de alho

Maionese de Alho Caseira

Encontre aqui uma receita de maionese de alho caseira, especialmente produzida para você comer com churrasco
Tempo de preparação10 minutos
Tempo de Preparo10 minutos
Tempo total20 minutos
Curso: Molhos
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: alho, Maionese
Porções: 4 pessoas
Custo: 20

Equipamento

  • 1 Liquidificador

Ingredientes

  • 2 cabeças alho
  • 200 ml azeite de oliva
  • 200 ml requeijão cremoso
  • 2 unidades ovos cozidos
  • 50 gramas tempero seco (sal com pimenta do reino e orégano)
  • 1 unidade limão
  • 2 cubos gelo

Instruções

  • Descasque os alhos e reserve-os. Pode ser interessante picá-los em cubinhos pequenos para facilitar a trituração do liquidificador
  • Cozinhe os ovos, descasque-os e reserve. Vamos utilizá-los junto com os outros ingredientes no liquidificador
  • Prepare o liquidificador, coloque nele o suco de limão espremido na hora (sem as sementes hein!), um belo fio de azeite, os ovos cozidos bem picados, o requeijão cremoso e os cubos de gelo
  • Comece a bater na velocidade mais lenta, queremos formar uma pastinha e pode ser que ela fique muito homogênea no começo. Para isso você vai ir batendo na velocidade baixa e adicionando um fiozinho de azeite continuo.
  • Não deixe de incluir o azeite enquanto bate para que o molho fique em uma consistência mais líquida. No meio do caminho você pode adicionar os temperos secos.
  • Quando achar que a consistência ficou legal, parecido com uma maionese, é a hora de tirar do liquidificador. Utilize uma bisnaga para guardar na geladeira até consumir.

Nutrição

Porções: 400ml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating