churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Peixe assado na churrasqueira: Tambaqui (Caranha) na brasa

Fala turma do churrasco! Tudo na paz com vocês?! Espero que sim! Hoje estou aqui para compartilhar com vocês algumas das experiências que nós realizamos ao preparar um peixe assado na churrasqueira. Nesta oportunidade vamos falar sobre a caranha (ou tambaqui) assado na brasa.

Vou falar um negócio pra vocês: se tem algo que eu gosto de comer assado na brasa, é o tal do peixe. Putz, aquela crostinha que faz a brasa é só o ouro. E isso que dá pra fazer de várias formas, a carne fica super macia e suculenta, pode ter recheio na barriga (assim como a gente fez com o tucunaré assado na brasa) enfim é só sucesso!

Primeiro de tudo, pegar um peixe fresco

Bom, antes de mais nada, primeira missão pra quem quer comer um peixe assado na churrasqueira é bem simples (e pode ser bem difícil também heheh): pegar um peixe fresco!

Pegando peixe fresco para assar na churrasqueira
Pegando peixe fresco para assar na churrasqueira

Pode ser que isso não seja possível para você na sua região, mas com certeza existem diversas alternativas à pescaria, você pode comprar em uma peixaria, em açougues, ou até mesmo em supermercados. O importante é que o peixe seja fresco, não gosto muito de preparar peixes que já foram congelados na churrasqueira.

Peixe assado na churrasqueira

Aliás, uma dica legal que posso compartilhar com vocês é justamente essa: opte por fazer o peixe de molho ou assado no forno caso ele já tenha ido pro congelador antes.

Acontece que quando preparamos um peixe na churrasqueira, ao assar o peixe na brasa, estamos tentando defumar e proporcionar ainda mais realce no sabor natural da carne do pescado, algo que pode não ficar tão interessante caso o peixe tenha passado pelo processo de congelamento antes.

Tambaqui (Caranha) na brasa

Um dos peixes que eu mais gosto de fazer, e que também acaba sendo um dos mais acessíveis à nossa realidade financeira são os peixes da família das caranhas. Aqui na nossa cidade temos uma chacrinha com uma criação desse tipo de peixes que faz o nosso custo ficar muito reduzido, então é aquele tipo de prato que fazemos em reuniões de famílias, para amigos e sempre que queremos matar a vontade de comer um peixinho fresco assado na brasa:

Peixe Assado na Churrasqueira
Peixe Assado na Churrasqueira

Claro que o “néctar” não pode faltar né! kkkk

Bom, mas vamos lá, como preparar um delicioso tambaqui assado na brasa?! Bem simples: basta pegar o peixe fresco, fazer a limpeza da barrigada, guelras e não economizar com água para isso. Depois retalhamos o peixe na diagonal para que o tempero adentre bem e utilizamos uma grelha especial para conseguir manipular o peixe durante o processo de cozimento.

Veja só na foto à seguir o tanto que o negócio fica bonito:

Peixe assado na churrasqueira
Peixe assado na churrasqueira

Gente, tem coisa melhor?! A brasa nem precisa ficar muito forte viu, não se esqueça de manter o peixe a uma altura bem interessante (ou controle o fogo do seu braseiro) para que não existam labaredas alcançando o pescado.

Receita de Peixe assado na churrasqueira

Peixe Assado na Brasa (Tambaqui na churrasqueira)

Hoje nós cozinhamos um peixe assado na churrasqueira, um delicioso tambaqui (ou caranha) assada na brasa
Tempo de preparação1 hr
Tempo de Preparo1 hr
Curso: Main Course
Cozinha: American
Palavra-chave: caranha, peixe, tambaqui
Porções: 4 pessoas

Equipamento

  • 1 saco de carvão vegetal
  • 5 lenhas de árvore frutífera opcional
  • 1 grelha para assar peixe

Ingredientes

  • 1 unidade peixe fresco (eu usei tambaqui)
  • 2 unidades cebola branca
  • 2 unidades tomates
  • 2 unidades pimentões
  • 2 unidades batatas
  • 1 maço cheiro verde (salsinha, cebolinha e coentro se vc gostar)
  • 1/2 unidade queijo fresco (de pref. queijo minas)
  • 100 gramas sal fino para os vegetais
  • 100 gramas sal grosso ou de parrilla para o peixe
  • 20 gramas temperos secos variados (eu usei pimenta do reino e páprica defumada)
  • 1 espiga milho verde fresco

Instruções

  • Pegar o peixe fresco, fazer a limpeza e retalhar na diagonal
  • Preparar os vegetais, picar a cebola, pimentões e batatas (em rodelas), o queijo em cubos, picar o cheiro verde.
  • Misture os vegetais com um fio de azeite, tempere com sal a gosto, pimenta do reino, páprica defumada e reserve.
  • Agora é o momento de rechear o peixe. Vá encontrando espaço dentro da barriga do peixe e use todo o recheio para deixa-lo bem estufado
  • Depois disso você tem dois caminhos: pode escolher em levar o peixe direto para o fogo na grelha de peixe (o que vai deixar a casquinha mais crocante) ou usar um papelo alumínio (o que vai fazer a pele ficar bem mole). Eu fui direto no fogo pois gosto da casquinha do peixe bem crocante e sequinha.
  • Depois meus amigos(as) é só abrir uma gelada e aguardar o fogo fazer a sua mágica. Não se esqueça de ficar de olho para que o peixe não passe do ponto e fique seco.
  • 30 a 45 minutos de cada lado, dependendo da intensidade do braseiro e da exposição do peixe ao fogo. Depois é só fazer um molhinho especial e curtir seu momento!

E aí! Curtiu a receita?! À seguir você confere o resultado final! Esse peixinho é só sucesso! Junte uma saladinha, uma farofinha de bacon e um arroz branquinho e aí é só degustar!

tambaqui pronto para comer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating