Fala galera que curte um churras, como vocês estão!? Hoje estou aqui para compartilhar com vocês a deliciosa experiência que obtive recentemente ao comer um delicioso tucunaré na brasa.
Gente, que peixe saboroso! Se for um peixe selvagem então, não há o que contestar. De carne firme, levemente amarelada e com sabor único, o tucunaré é um dos peixes mais deliciosos que você pode encontrar para fazer de tudo: seja frito, ao molho, como sashimi/ceviche e até da melhor forma possível: assando um tucunaré na brasa bem forte.
Índice desta matéria
Tucunaré na brasa
E quando falamos de receitas de tucunaré na brasa, o céu pode ser o limite. Dá pra fazer embalado na folha de alumínio, ou ainda no papel celofane. Outros já preferem assar direto na brasa com a pele e fogo médio. Hoje eu trago pra vocês uma receita de tucunaré assado em uma churrasqueira no bafo, alimentado por carvão (veja aqui como acender o fogo rapidamente) e lenha de jabuticabeira.
Começamos fazendo a limpeza e a preparação dos peixes. Retalhamos para penetrar o sal grosso (médio) com mais facilidade. Também preparamos um recheio para colocar na barriga do peixe bem simples, composto apenas por tomates, cebolas e pimentões.
Depois que preparamos o recheio, limpamos o peixe, retalhamos e organizamos o tempero seco, foi a hora de embrulhar no alumínio e colocar eles para assarem em uma churrasqueira a bafo que tínhamos à nossa disposição.
Veja à seguir a receita de tucunaré na brasa
Tucunaré na Brasa
Equipamento
- 1 churrasqueira (eu usei à bafo)
- 10 toras de lenha (escolha lenha frutífera)
- 1 papel alumínio (é opcional, vc pode usar uma grelha também)
Ingredientes
- 2 unidades tucunaré (de preferência fresco)
- 2 unidades tomate (para o recheio)
- 2 unidades cebola
- 2 unidades pimentão
- 100 gramas pimenta do reino
- 100 gramas alho em flocos triturado (ou alho em pó)
- 100 gramas sal grosso (ou de parrilla)
- 100 gramas pimenta calabresa
- 100 ml azeite extra virgem
- 200 gramas chimichurri em pó
- 200 gramas páprica defumada
- 1 maço salsinha
- 1 maço cebolinha
- 4 unidades pimenta malagueta fresca
Instruções
- Antes de Mais nada, pegar os peixes (heheheh)
- Vamos limpar bem, retalhar com cortes diagonais em ambos os lados e preparar o recheio
- Para o recheio, corte os vegetais em tiras finas e reserve
- Pique o maço de cheiro verde junto com as pimentas frescas
- Misture os ingredientes do tempero seco (pimenta do reino, páprica, sal grosso, chimichurri, alho em pó) e reserve
- Agora vamos concluir o preparo do recheio, basta misturar os vegetais picados com o maço de cheiro verde e temperar com um pouco do tempero seco que preparamos anteriormente.
- Utilize um pouco de azeite nos peixes, deixe-os levemente brilhantes, isso vai ajudar o nosso tempero seco a pregar no peixe
- Siga adiante, use o recheio para preencher todo o interior dos peixes
- Feito isso, basta jogar azeite no papel alumínio e embrulhar os peixes
- Agora leve-os ao fogo da churrasqueira (seja a bafo ou com fogo médio) a uma temperatura média em que sua mão suporte 5 segundos 10 cm acima da grelha
- Esse peixe assa rápido, então é bom deixar 30 minutos para cada lado e conferir se já está bom
Notas
Nutrição
Não demorou muito e os peixes já estavam prontos. Recomendo que você deixe no máximo uma hora (30 minutos de cada lado), sempre corrigindo o fogo para que ele não fique nem muito intenso (a ponto de queimar o papel alumínio), nem muito fraco, à ponto de não gerar calor suficiente para cozinhar o interior do peixe.
Quer dar um up no recheio?! Recomendo também colocar uns cubos de qualquer queijo de sua preferência. Outro recheio que gosto muito de fazer para esse tipo de peixe é uma farofinha de bacon, mas esse é assunto pra outra receita, certo?! (quem sabe eu não faço uma caranha recheada com farofa de bacon pra vocês muito em breve hehehe)!
Tucunaré assado no bafo
Outra dica é também aproveitar para ao retalhar o peixe para o tempero penetrar bem, não deixe de abrir também a bochecha do peixe, pois ali também tem uma carninha super deliciosa que merece um pouco do tempero seco.
Você também pode optar por não utilizar o alumínio e levar o peixe na grelha para obter a pele mais crocante, no nosso caso a pele desmanchou ao comer o tucunaré.
Pingback: Ilha do Bananal: Pesca de Tucunaré no Lago Preto com a Horotory