churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto
churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Tempero Chimichurri: legado argentino que agradou o paladar brasileiro

Olá meu povo! Tudo em paz com vocês? Espero que sim! Hoje estou aqui para compartilhar um dos segredos mais bem guardados da cozinha argentina e uruguaia: o tempero chimichurri. Nesta matéria vamos falar um pouquinho sobre o que tem de tão especial nesse tempero e com quais tipos de carnes e acompanhamentos ele mais combina. Bora lá?!

Primeiro que tal um pouco de história? Se você busca uma receita de chimichurri, então não perde tempo, role até o fim da página e você vai encontrar uma das melhores receitas para o molho/tempero chimichurri disponíveis na internet.

A história do chimichurri

O chimichurri é um molho que se originou no Uruguai. Sua utilização principal é marinadas, temperos para carnes em geral e acompanhamento. Na realidade ele funciona como um molho que pode ser utilizado tanto para temperar a carne que vai ao fogo, quanto após o seu preparo já servida e fatiada na mesa. Este é um molho muito consumido na Argentina, no Paraguai e atualmente no sul do Brasil.

Não há registros da origem do nome deste molho/condimento, mas a grande maioria dos registros da origem do chimichurri constam que este é um molho que foi passado de geração para geração. Há relatos de que a origem do molho está relacionada a ingleses que foram presos em colônias espanholas e sempre que pediam para temperar comida misturavam palavras espanholas, locais e inglesas e falavam: “Tche! mi curry”.

Existem relatos que este nome na realidade tem sua origem na cultura indígena/espanhola, já outras fontes citam ser um nome de origem basco (Tximitxurri), com significado de algo misturado. A propósito até existe um molho espanhol muito parecido no Pais Basco, na Espanha. Este é um molho que costuma ser preparado com ervas aromáticas,  alho, salsinha, pimenta vermelha, tomilho, pimenta caiena e alecrim.

Sendo assim, podemos acreditar que o mais provável mesmo é que a origem do nome chimichurri tenha alguma relação com os primórdios da colonização espanhola no Uruguai e na Argentina.

O que tem no tempero chimichurri

Um variedade impressionante e muito saborosa de ervas, temperos, condimentos, óleos e muito mais. Atualmente existem várias receitas e variações de ingredientes, o mais interessante desse molho é que podemos brincar com as especiarias que serão utilizadas para compor nosso delicioso chimichurri.

tempero chimichurri

Alguns dos ingredientes que não podem faltar são: cebolinha, salsinha, coentro, orégano, azeite de oliva, sal, pimenta do reino, alho, cebola, pimenta calabresa, entre outros. Há ainda receitas que complementam os ingredientes utilizados no chimichurri com pimentão, louro, mostarda em pó, salsão e vinagre.

Para que serve o tempero chimichurri?

O tempero chimichurri é muito utilizado para condimentar carnes, aves, pescados e até mesmo carne suína. Com o chimichurri é possível fazer marinadas para preparar carnes que serão preparadas em algumas horas, contudo a sua melhor forma de ser consumido é na carne grelhada, devidamente finalizada ao ponto (para menos de preferência =D).

Este tempero vai muito bem como um acompanhamento, deve ser utilizado preferencialmente em carne bovina grelhada na brasa, o sabor fica insuperável quando esse molho é aplicado em um bom steak (e nesse caso vale até ser um bom steak de segunda, como a maçã do peito!). Então já sabe né: chimichurri é usado para temperar as carnes, entretanto é melhor utilizado ao molho, mais especificamente em uma receita como a que compartilhamos logo a seguir.

Qual o gosto do chimichurri?

Este é o tipo de molho que utilizamos para realçar o sabor das carnes grelhadas, mas nunca para ser mais marcante do que o corte que está sendo servido. Como o molho utiliza vários tipos de ervas, óleos e condimentos, seu sabor pode conferir um tom ácido, picante e muito agradável com carnes que não levam mais do que sal e pimenta do reino em seu preparo.

Receita de tempero chimichurri

Receita de Chimichurri

Aqui você aprenderá como fazer um delicioso molho chimichurri, típico da culinária dos pampas uruguaios e argentinos para acompanhar seu corte de carne favorito.
Tempo de preparação30 minutos
Tempo de Preparo0 minutos
Tempo total20 minutos
Curso: Appetizer
Cozinha: American
Palavra-chave: chimichurri, churrasco, molho argentino
Porções: 4
Custo: 10

Equipamento

  • Faca boa de corte
  • Bowl ou recipiente para preparar o molho

Notas

A melhor parte desse molho é que ele vai super bem com qualquer tipo de carne, contudo eu curto mais quando utilizo-o para temperar carnes bovinas grelhadas na churrasqueira à carvão. Gostou da receita? Compartilhe e deixe seu comentário.

1 comentário em “Tempero Chimichurri: legado argentino que agradou o paladar brasileiro”

  1. Pingback: Queijo Provolone: O Sabor Irresistível nas Receitas de Churrasco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating