churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Maçã do Peito: receita na brasa para carne suculenta

Olá amigos e amigas que adoram o mundo das carnes, tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje estamos aqui para conversar um pouco mais sobre um dos melhores cortes de carne para churrasco: a maçã do peito (ou maça de peito).

Este é um corte popularmente considerado de “segunda”, contudo acreditamos que hoje em dia é uma das carnes com melhor “custo x benefício”, desde que seu valor está acessível no momento e sem dúvidas é um tipo de carne que pode ser preparado de diversas formas.

Qual a carne de peito bovino?

A carne de peito bovino é um corte retirado da parte dianteira do animal, sendo considerada de alta qualidade desde que seu custo é satisfatório e a maciez, suculência e sabor podem ser resguardados sempre que o preparo é realizado ao ponto.

O peito bovino é uma das carnes mais nobres nos Estados Unidos, onde o preparo costuma ser realizado utilizando métodos diferentes dos que utilizamos por aqui. A carne é trabalhada de modo a remover os principais blocos de gordura e sebo, depois é condimentada com diversos tipos de temperos, para logo em seguida ser preparada em uma churrasqueira defumadora.

Aqui no Brasil os cortes de peito bovino para churrasco costumam ser realizado na parte do peito chamada de “maçã do peito”, que costuma ter o preço mais barato do que uma carne de primeira como o contra-filé, a alcatra ou o cochão mole.

Como amaciar carne para churrasco maçã de peito?

É uma carne que já vem bem macia, por mais que o gado não seja de primeira. Grande parte da maçã do peito em bifes que você comprar em um supermercado ou açougue já vai estar pronta para ir ao braseiro, quase sempre ela vem com uma camada externa de gordura e uma camada interna de pura carne.

Se quiser amaciar esse tipo de carne pode utilizar condimentos ou frutas naturais para adicionar ainda mais sabor e maciez na carne, nós já escrevemos um tutorial sobre como amaciar carne, clique nesse link anterior para conferir melhor o post sobre esse assunto.

Quanto que é o quilo de maçã de peito?

Gira em torno dos 20 até os 30, 35 reais, dependendo de qual região do Brasil ou do mundo você está. Quase sempre a maçã de peito bovina é vendida por um valor parecido com o acém.

Costuma também variar o preço caso opte por adquiri a peça inteira do peito ou então somente os bifes prontos para churrasco com a maçã de peito. Veja que esse tipo de corte também pode ser feito em cubinhos para cozinhar em uma panela de pressão (e comer com uma mandioca bem macia…)

Maçã do Peito

Receita de Maça do Peito na brasa

Receita de Maçã do Peito

Nesta receita você realizamos uma excelente refeição na churrasqueira com uma maça do peito de qualidade, preparada em steaks pequenos e finos.
Tempo de preparação20 mins
Tempo de Preparo20 mins
Tempo de Descanso5 mins
Tempo total45 mins
Curso: Main Course
Cozinha: American
Palavra-chave: peito, peito bovino
Porções: 4
Custo: 60

Equipamento

  • churrasqueira de sua preferência
  • 1 folha de papel alumínio para o tempo de descanso

Ingredientes

  • 1 kg maça do peito
  • 2 colheres de sopa sal grosso
  • 1 pitada pimenta do reino
  • 1 fio azeite

Instruções

Preparando a carne pro churrasco

  • Visite o açougue de sua preferência e solicite cortes de um dedo a um dedo e meio de maça do peito para assar na grelha
  • Reserve a carne em um recipiente e adicione apenas o fio de azeite, logo depois já organize a churrasqueira para ficar com o braseiro bem forte
  • O braseiro deve ser tão forte a ponto da sua mão não aguentar 5 segundos na altura da grelha, então organize bem a sua brasa

Cozinhando o churrasco

  • Logo depois é hora de selar a carne. Para isso separe os filés de maçã do peito e organize-os na grelha de modo que eles tenham espaço e fiquem em contato direto com a grelha e o braseiro.
  • Enquanto o bife sela de um lado, gostamos de temperar antes de virar. Sendo assim, utilize o sal grosso (ou de parrilla) para temperar sua carne, não precisa temer, basta salgar a peça por inteiro e depois jogar um pouquinho de pimenta do reino antes da virada.
  • Você vai ficar de olho e com a ajuda de um pegador de carne (ou de macarrão) vire a carne apenas quando atingir a selagem, algo em torno de 3 a 5 minutos dependendo da potência do braseiro.
  • Logo após virar o bife, jogue sal e pimenta do reino do outro lado também.
  • Não utilize facas, garfos ou nada que "fure" a carne. Deixe por mais 5 minutos e suba um pouco a grelha, a ponto da carne ficar distante uns 30 minutos do braseiro (agora vamos fazer com que a carne chegue "no ponto")
  • Aguarde mais uns 5 minutos com a grelha alta e remova os bifes. Se você gosta de uma carne mais bem passada deixe por mais 10 minutos de cada lado e depois remova os bifes para um recipiente onde aguardaremos o "tempo de descanso".
  • Neste momento, vamos manter os bifes cobertos por um papel alumínio em um recipiente à parte. Devemos dar um tempo para que os sucos da carne voltem para o centro do bife, garantindo assim suculência máxima para nosso assado.
  • Após esse tempo está pronto, bom apetite! Utilize o molho, mandioca ou saladinha de sua preferência para acompanhar.

Notas

Esperamos que tenham gostado da receita e sugestões. Agora é só preparar sua carne braseiro e mandar ver! Se tiver alguma dúvida não deixe de compartilhar nos comentários.

Nutrição

Porções: 1000g

3 comentários em “Maçã do Peito: receita na brasa para carne suculenta”

  1. Pingback: Carne suculenta: vem aprender como fazer a carne ficar no ponto certo

  2. Pingback: Tempero Chimichurri: legado argentino que agradou o paladar brasileiro

  3. Pingback: Carne boa para churrasco: saiba quais são os melhores cortes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating