Qual o melhor amaciante natural de carne?!

Fala meu povo! Tudo na paz?! Espero que sim! Hoje vamos conversar um pouco sobre qual o melhor amaciante natural de carne. Existem centenas de alternativas para amaciar naturalmente a carne que utilizamos diariamente em nossas refeições e até mesmo nos churrascos do final de semana.

Certo é que existem várias técnicas para amaciar a carne e ter um alimento em uma textura e sabor mais amigáveis ao paladar. Acreditamos também que a qualidade dos temperos e condimentos, a forma de cortar a carne afim de que suas fibras se rompam facilmente e até mesmo o método de cozimento são fatores consideráveis no momento de falar sobre qual o melhor amaciante natural de carne.

Amaciante de carne caseiro

É possível utilizar alguns tipos de ingredientes que ao serem aplicados na carne podem facilitar o rompimento dessas fibras, proporcionando assim a maciez desejada. Algumas frutas como o abacaxi, suco de frutas cítricas como limão, laranja e até mesmo acerola são as melhores alternativas para amaciar a carne naturalmente conferindo um sabor frutado adicional ao corte escolhido.

Ainda é possível introduzir óleos e temperos que em conjunto vão proporcionar maciez e melhorar a textura das carnes, tal como a combinação de azeite com o vinagre. Há ainda quem opte por colocar outros tipos de ingredientes na carne antes de levá-la ao cozimento, como por exemplo marinadas de cebola com azeite e vinagre; pasta de mamão, até borra de café ou chá preto.

Uma outra forma de garantir maciez com uma técnica caseira e sem introduzir produtos industrializados no seu corte de carne pode ser fazendo cortes menores contra as fibras, utilizando um martelo para massagear e expandir as fibras da carne, ou até mesmo cozinhar na panela de pressão.

Amaciante de carne ajinomoto (ou industrializados)

Caso você considere utilizar algum composto industrializado para amaciar sua carne, existem dezenas de alternativas nos supermercados. Eu já vi gente colocar até O Amaciante de Carne Ajinomotopode ser usado em todos os tipos de carnes vermelhas. O produto deve ser aplicado entre 30 min e 1 hora antes do preparo. Este é um tipo de amaciante industrializado que foi desenvolvido com papaína, uma componente encontrado na casca do mamão.

Além de temperar, o objetivo deste tipo de produto é também permitir que as pessoas possam incrementar suas receitas com um tempero adicional de sua preferência. Acredito que a opção de utilizar uma amaciante de carnes é muito recomendada para quem trabalha profissionalmente no ramo. Não é nada legal ir até um espetinho por exemplo e comer uma carne dura, seca e sem tempero. O ideal é trabalhar a carne antes em uma marinada de no mínimo uma hora para depois submetê-la ao processo de cozimento.

Este tipo de produto faz mal à saúde?!

Alguns amaciantes se utilizados em excesso podem conferir um gosto diferente na carne. É um tipo de produto que na maioria das vezes contém gúten, então é importante ficar de olho nas embalagens caso você tenha restrições alimentares. Boa parte dos amaciantes de carne industrializados precisam de elementos químicos em sua composição para conferir preservação, sabor e coloração.

Em alguns casos esses produtos possuem realçadores de sabor (como o glutamato monossódico), antiumectantes (como o dióxido de silício), acidulates (como o ácido cítrico) e corantes/aromatizantes. Então se você quer comer uma carninha que não traga esse tipo de elementos junto, pode ser interessante analisar melhor as alternativas naturais que as frutas, óleos e outros tipos de alimentos conferem quando em contato com as carnes nas marinadas.

Carne boa para churrasco

Qual o melhor amaciante natural de carne?!

As melhores formas de amaciar um bom pedaço de carne são também aquelas que conferem sabores adicionais ao seu filé. Na minha opinião, a resposta para qual o melhor amaciante natural de carne é muito simples: são as frutas e óleos naturais, associados a um corte contra as fibras.

Você também pode adicionar outros tipos de ingredientes que te agradem ao paladar (como shoyo, gengibre, que complementam bem com uma pegada oriental), mas eu acredito que a melhor forma de romper as fibras e amaciar um pedaço de carne mais rígido é utilizando frutas ácidas/cítricas (como o abacaxi, as laranjas e limões). Associe isso a um caldo consistente que vai virar uma marinada para seus bifes horas antes de serem preparados.

Concluindo

Espero que tenha gostado desta matéria com dicas para amaciante de carne, sem dúvidas a melhor maneira de fazer sua carne ficar mais macia é uma combinação entre o corte escolhido, uma marinada bem legal e o método de preparo. Até o corte final, já no prato de quem vai consumir, pode influenciar no resultado final.

Tem mais alguma dica de amaciante de carne que você costuma utilizar nos seus churrascos? Compartilha com a gente a sua forma de fazer a carne ficar bem macia aí nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *