Fala meu povo, tudo bom com vocês?! Hoje é dia de compartilhar uma receita de costelinha de porco assada no braseiro, essa peça de carne é incrível e popularmente servida com um molho barbecue. A ideia é fazer com que a costelinha fique bem macia, com a casquinha crocante e de fato muito saborosa.
Existem duas formas de fazer a costelinha de porco assada: poderá utilizar a churrasqueira ou um utensílio doméstico (tal como o forno elétrico, ou ainda a air fryer). Não importa muito como você prefere cozinhar a costelinha, o que importa mesmo é que seja preparado com amor, com bastante tempero caseiro e que faça com que seus familiares e amigos se surpreendam com seus dotes culinários 😉
Costelinha de porco assada
Nos Estados Unidos a costelinha de porco assada é super popular. Não somente lá, contudo em outros lugares do mundo ela também é muito degustada com o tradicional molho bbq. Veja que existem redes de restaurantes que colocam essa iguaria como um dos principais itens em seus cardápios. Você há de concordar comigo, é uma delícia que merece mesmo estar mais presente não somente nos churrascos, contudo na rotina gastronômica de nossas famílias com mais frequência.
Qual a melhor parte da costela suína?
Gostamos da costela suína por inteiro, contudo se você quer aproveitar bem, pegue a parte mais baixa da costelinha, você vai ver que é possível reparti-la depois de pronta para que os ossos separem porções individuais que vão agradar a todos!

Precisa limpar a costelinha de porco?
Um ponto importante da preparação dessa peça de carne antes de levar direto ao fogo, é ficar de olho na quantidade de fibras e fazer uma pequena limpeza antes, queremos a costelinha de porco bem suculenta, é importante remover essa fibra que costuma sempre estar presente nas costelinhas pela parte de baixo dos ossos.
Não é muito difícil de limpar, basta remover o começo pela ponta e depois seguir adiante e utilizar um papel toalha para ajudar a remover toda a membrana ao longo da costelinha inteira. Isso vai ajudar a fazer com que os ossos se soltem ainda mais facilmente após o preparo, a carne vai ficar literalmente desmanchando no ossinho.
Para que serve costela suína?
A melhor maneira de preparar uma costela suína é ao forno ou na churrasqueira com molho barbecue. O sabor agridoce do molho barbecue combina de maneira sensacional. Por ser levemente adocicado, esse molho é capaz de criar uma crosta de sabor muito especial quando combinado com os temperos do preparo.

Tem que dessalgar costela suína?
Não precisa dessalgar caso a costela suína esteja fresca. Nessa receita vamos utilizar uma costela suína frequisnha, comprada para fazer no forno, air fryer ou churrasqueira. Você pode querer dessalgar a costela suína quando ela é comprada para fazer feijoada, previamente condimentada e salgada para isso. Se for esse o caso, aí sim, pode ser necessário levar ela para um banho antes do preparo, assim é possível remover um pouco do sal utilizado no momento em que ela é preparada inicialmente.
O que é bom para tirar o sal da costelinha salgada?
Recomendamos fazer uma marinada de suco de laranja, limão e um pouco de vinagre. Mas antes pode ser interessante deixá-la repousando em água filtrada por algumas horas dentro da geladeira. Faça isso apenas para aquele tipo de costelinha que compramos para fazer feijoada, a costela que você compra direto no açougue ou no supermercado para ser assada na brasa ou no forno é diferente, não tem preparos antes e pode ser salgada da forma que você desejar.

Bem meus amigos e amigas que são fãs de um belo churrasco, chegou o momento de preparar a carne mais suculenta que você já fez na vida, escolha uma das receitas à seguir e conte pra gente nos comentários como ficou o seu preparo!
Receita de Costelinha de porco assada na churrasqueira