Grelha para churrasqueira: diferença entre grelha argentina e tradicional

Olá meu povo! Tudo em paz com vocês?! Legal! Espero que sim! Estou aqui hoje pra conversar um pouco sobre grelha para churrasqueira.

Quero falar com você sobre alguns tipos de grelhas mais conhecidos no mercado atualmente, as vantagens e desvantagens de cada tipo.

Eu sou o tipo de cara que gosta de fazer um churrasco em qualquer lugar, pode ser até num monte de tijolo ou no meio do mato, mas quando o assunto é utensílio doméstico, eu acredito que estamos falando de grelhas que vamos usar em churrasqueiras domiciliares, certo?

Então, gosto muito da grelha tradicional, aquela que fica um círculo no meio da carne, também curto a grelha fininha, dá pra fazer altos tipos de marcas na carne. Hoje o mercado brasileiro também está com várias alternativas quando o assunto são as parrillas. Estes são modelos de grelhas muito utilizados no Uruguai e Argentina, vamos falar um pouco deles por aqui também

Grelha para churrasqueira

Antes de mais nada gostaria aqui de mencionar que as grelhas podem variar em formato, tamanho, dimensões em geral e principalmente: na finalidade.

Para churrasqueiras de alvenaria existem as grelhas tradicionais, que costuma ter as linhas horizontais ou verticais, são baratas, funcionam bem e servem para qualquer tipo de churrasqueira.

Outro tipo de grelha bem comum no mercado atualmente é a grelha moeda, uma que possui vários furinhos e que marcam a carne como bolinhas, ela também é muito comum e acredito que funciona melhor do que a anterior, desde que é mais difícil da carne cair no por entre as linhas da grelha.

Sempre opte por grelhas de aço inox. Não utilize grelhas sujas ou com qualquer tipo de enferrujado, antes de levar a grelha ao fogo pode ser interessante submetê-la a um processo de higienização para evitar qualquer tipo de problema de saúde no futuro.

O que é grelha argentina?

Este é um formato de grelha em V com uma pequena inclinação que é muito utilizado nos países do sul da América do Sul, como Argentina, Uruguai e até mesmo no Paraguai.

Este tipo de grelha é muito bom para fazer marcas distintas na carne e especialmente para selar seu assado com fogo de altíssima temperatura. Este tipo de grelha é muito comum em lugares no sul do Brasil, mas a origem dela está nos países do cone sul da América do Sul: Argentina e Uruguai.

Contudo até para as grelhas de ambos os países existe uma certa diferença, desde que a grelha argentina costuma ter o formato de um V, sendo construída com canaletas e possuíndo uma inclinação pequena que proporciona movimento para a gordura que vai se desprendendo da carne enquanto ela está assando. Essa grelha também é muito indicada para quem precisa evitar sujeira e problemas com gordura caindo na brasa e fazendo fumaça, já que boa parte desse tipo de grelha acaba vindo junto com um coletor de gordura.

Esse tipo de grelha é perfeito para quem gosta de fazer cortes mais grossos. Ela é excelente para finalizar um bom steak ao ponto com a suculência ideal que seus convidados tanto amam. Outro ponto interessante desse tipo de grelha é justamente a vantagem obtida por sua estrutura para dourar as carnes no próprio suco.

Quais as medidas de grelha para churrasqueira?

Depende muito do tamanho de seu braseiro. Grelhas mais largas são indicadas para braseiros maiores. O tamanho padrão de um braseiro pequeno costuma girar entre 30 e 40 centímentros de largura/comprimento. Contudo existem grelhas para churrasqueira que são construídas sob medida e podem ser a melhor alternativa para sua construção.

Em alguns casos a medida também vai variar dependendo da estrutura da sua caixa de fogo. Outro ponto importante a ser analisado e que pode impactar nas dimensões da sua grelha é o formato da churrasqueira. Se ela for no estilo parrilla, com queimador embutido, então o ideal é tirar as medidas exatas com uma trena e contactar alguma empresa que faz grelhas sob encomenda, assim você acertará em 100% o tamanho e evitará problemas adicionas com a manutenção do fogo no momento em que estiver cozinhando na churrasqueira.

grelha para churrasqueira

Qual o melhor tipo de grelha para churrasco?

Essa é uma pergunta que a resposta pode depender muito do gosto pessoal de cada pessoa. O melhor tipo de grelha para churrasco é aquela que possibilita com que a carne seja grelhada por igual e que proporciona sustentação mínima para seus cortes de carne, afinal de contas ninguém gosta de ver um bom bife de picanha caindo no braseiro, não é mesmo?

Pode ser que a sua grelha ideal também seja diferente da grelha recomendada para seu vizinho, isso pois a decisão depende bastante do tipo de churrasqueira que você possui em casa. Contudo quase toda churrasqueira possui estrutura legal para receber vários tipos de grelha diferentes. Em caso de ter dúvidas sobre qual o melhor tipo de grelha para sua churrasqueira, o que recomendo mesmo é que opte por aquela que será mais funcional e econômica para seu bolso, afinal de contas o mais importante é o que vai sobre a grelha no momento que o churrasco está acontecendo, concorda?!

Como improvisar uma grelha para churrasqueira?

O céu é o limite neste caso! Existem centenas de formas de se improvisar uma grelha para fazer a churrasqueira funcionar! Eu já vi gente usando até a grade da geladeira para queimar uma carninha no final de semana hahah, aí sim é um excelente improviso.

Entretanto, opte pelas formas mais simples, elas quase sempre são as melhores maneiras para improvisar um churrasco de verdade. Se você não tem uma grelha legal, pode ser interessante até mesmo comprar uns espetinhos de bambu (ou madeira) e fazer espetinhos para serem assados sem a grelha mesmo, direto no fogo brando. Em alguns casos já vi amigos que utilizaram duas barrinhas de ferro e um monte de tijolos nas construções da vida para poder fazer uma carne assada rapidinho entre um serviço e outro, nesse caso os espetinhos foram fundamentais para a carne não ficar em contato direto com as barras de ferro, que foram utilizadas nesse caso apenas para dar a sustentação necessária para que a carne não caísse e recebesse calor direto.

Concluindo

Espero que tenha gostado das nossas dicas sobre grelha de churrasqueira. Como você pôde perceber, existem dezenas de alternativas para fazer um churrasco de qualidade utilizando grelhas de vários estilos, formatos e que possuem diferentes objetivos.

Qual é a melhor grelha para assar uma carninha no fim de semana na sua opinião? Já usou a parrilla argentina? E a uruguaia? Ou você é como eu que prefere mesmo a carne sendo assada da forma que for possível?! Afinal de contas o que interessa logo depois que o fogo está aceso, é que a gente tenha um bom corte de carne para conseguir fazer com que cada churrasco seja o melhor de nossas vidas 🙂 Abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *