churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto
churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Linguiça toscana: receita na churrasqueira para ficar suculenta

Fala pessoal, tudo na paz!? Espero que sim! Hoje estamos aqui para trazer uma receita de linguiça toscana na brasa, feita da maneira correta, pra ficar bem suculenta e deliciosa, bora lá?! Um dos aperitivos mais populares em qualquer churrasco que você possa ir é a linguiça toscana. Acompanhadas por suas primas, as linguiças fininhas, a toscana é um aperitivo super popular, por ser bastante econômica e suculenta.

Agora nesses últimos anos estão aparecendo variações super interessantes desse tipo de linguiça, como por exemplo as linguiças toscana com recheio. Tem de pimenta, tem com queijo e até mesmo com bacon! Essas variações são sensacionais e podem agregar bastante no seu churrasco.

Bora fazer uma linguiça diferente

Diferente das iguais, a toscana é uma linguiça super suculenta, se ela não é perfurada durante o cozimento na churrasqueira, fica cheia de sabor e muito macia. Aliás, o grande segredo para fazer uma linguiça dessa é evitar ao máximo perfurá-la.

Linguiça toscana de frango
Linguiça toscana de frango

Também gostamos de soltar os gomos para que eles possam ser virados na churrasqueira na medida em que vão ficando bem coradinhos.

O que é a linguiça toscana?

A linguiça toscana nada mais é do que uma massa de miúdos e pedaços de carne (seja de porco ou de frango), ensacados em uma tripa. Essa tripa gera consistência e quase sempre foram uma casquinha super crocante ao ser preparada da forma correta.

O mais interessante desse tipo de iguaria é o seu interior: cada tipo de marca traz um preparado especial. Há ainda aquelas opções de comprar em supermercados e açougues que fabricam a toscana e possuem ingredientes e condimentos únicos. Sendo assim, se você gosta dessa linguiça, saiba que em cada açougue ou supermercado ela pode obter um gosto diferente e especial.

Qual a diferença de linguiça toscana para linguiça?

Basicamente a forma de preparar e condimentar diferem a toscana da linguiça tradicional. A espessura da tripa também faz com que a toscana seja mais grossa e recheada, contudo ambas possuem um sabor completamente único ao serem preparadas na churrasqueira.

Gostamos muito da linguiça mais fininha como um aperitivo rápido. Enrolada em formato de caracol, após estar completamente selada de um lado, basta virar e caprichar no queijo, vai dar um tira gosto muito especial.

Já a toscana, gostamos de soltar os gomos e selar por todos os lados. Para quem gosta dela bem passada, cortamos ao meio e douramos de um lado e de outro, depois cortamos em pedaços pequenos, acompanhada de um molho chimi churri fica sensacional.

O que tem na linguiça toscana?

Vai depender de cada fabricante. Boa parte do interior é composto por pedaços triturados de carne (suína ou de frango), miúdos moídos e até mesmo pedaços de gordura para complementar a suculência.

Contudo depende muito do fabricante. Existem vários preparos que podem compor a toscana, tais como carne de bacon, cheiro verde, queijo provolone e até pimenta biquinho podem colaborar com a composição da mistura preparada para compor as linguiças.

Porque tem que ferver a Toscana?

Não é uma regra ferver a toscana, contudo existe essa técnica para pré-cozinhar essa linguiça antes de levar ao braseiro. Dessa forma vamos ter um produto final super macio, suculento e completamente cozido sem passar do ponto.

Precisa lavar a linguiça Toscana?

Não é necessário lavar a linguiça toscana antes de prepará-la. Lavar carne e frango pode aumentar o índice de proliferação de bactérias na carne, que não sendo bem cozida por dentro pode levar a intoxicação alimentar e até mesmo ao desenvolvimento de outras doenças.

Sendo assim, caso opte por fazer uma deliciosa linguiça toscana no final de semana, segue a nossa melhor receita para essa iguaria tipicamente brasileira:

Receita de Linguiça toscana

Receita de Linguiça Toscana

Nesta receita de linguiça toscana, você vai aprender como fazer para que ela fique super suculenta por dentro e com a casquinha super dourada por fora!
Tempo de preparação10 minutos
Tempo de Preparo50 minutos
Tempo total1 hora
Curso: Entradas
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: frango, linguiça, porco
Porções: 4 pessoas
Custo: 25

Equipamento

  • 1 churrasqueira com o braseiro bem forte (não deixe que ele tenha labaredas!)
  • 1 grelha ou grelha de peixe
  • 1 pinça para virar as linguiças (caso opte por fazer na grelha)

Ingredientes

  • 1,2 kg linguiça toscana
  • 50 gramas chimi churri (de supermercado)
  • 1 maço cheiro verde
  • 2 unidades limão taiti
  • 1 fio azeite

Instruções

  • Preparo super fácil: apenas desmembre as linguiças e posicione-as na parte forte do braseiro a uma altura que sua mão aguente cerca de 5 segundos acima de 15 centímetros da brasa
  • Fique espero, não deixe queimar, muito menos furar as linguiças. Use uma pinça para virá-las quando atingirem o ponto correto.
  • É uma boa alternativa utilizar a grelha de peixe para fazer com que o preparo fique 100%, contudo se você estiver preparando-as direto na grelha, então não utilize garfos, facas ou espetos para girá-las, queremos garantir que elas não furem, certo!?
  • Ao selarem de um lado, gire e continue com o processo de cozimento das mesmas até que todas estejam bem douradinhas
  • Quando elas estiverem super douradas, já pode retirar algumas e cortar para servir. Contudo se no seu churrasco tem gente que gosta de carne muito bem passada, então recomendo fazer um corte horizontal e partir a linguiça em duas, assim é possível cozinhar também a parte de dentro delas.
  • Gire as linguiças que ficaram no braseiro para cozinhar por dentro. Lembre-se de colocar o suco de um limão após concluir o processo de cozimento, antes de servir aos seus convidados.
  • Em paralelo ao preparo das linguiças, prepare também um molho chimi churri super rápido. Basta espremer o outro limão em um cumbuquinha, adicionar o tempero chimi churri de supermercado, um fio de azeite e uma pimentinha fresca
  • Feitos todos os preparos anteriores, é só picar e servir aos seus convidades, bom proveito!

Nutrição

Porções: 1.2kg

Concluindo

Esperamos que tenham gostado bastante da nossa receita do dia, é simples, contudo faz parte da dieta e alimentação de final de semana duma centena de milhar de brasileiros.

O grande barato desse tipo de preparado para churrasco são as variações que podem ser encontradas (com recheios variados) e também a flexibilidade para preparar outras variações de pratos.

Daqui uns tempos volto aqui para ensinar a pizza, o pão e a maravilhosa farofa,  tudo com essa mesma linguiça, pratos que são maravilhosos, baratos e que vão super bem com um churrasco no final de semana.

Tá acostumado a fazer uma linguicinha diferente?! Anima contar pra gente qual é o seu segredo?! Usa um molhinho esperto? Tem um tchan no seu tempero?! Pois não se acanhe, siga adiante, role a página para baixo mais um pouco e conta logo abaixo na caixa de comentários como é que você gosta de preparar essa iguaria! Grande abraço e até a próxima receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating