Carnes para churrasco: saiba quais são os melhores cortes pro churrasco

Hoje as coisas estão super caras, tão caras que só de mencionar a expressão carnes para churrasco, você já perde 10 reais da sua carteira hahaha

Difícil né gente?! Ainda me lembro dos tempos que 10 reais conseguiam comprar um quilo de carne boa para assar…, hoje só conseguimos algumas míseras gramas de carne suína ou de frango com esse tanto de dinheiro. Acho que com 10 reais a gente não consegue comprar neim um bifezinho bem fininho de carne de primeira, onde vamos parar meu povo?!

Carnes para churrasco

Então bora ao que interessa: chegou o final de semana ou aquela data especial no meio da semana mesmo e você vai sapecar uma carne na churrasqueira de qualquer jeito, seja no crédito ou no débito! Colocando na conta ou juntando os trocados em casa. Chegou o momento de escolher alguns cortes de carnes para churrasco e você não quer errar de jeito nenhum.

Eu te entendo! Super entendo! Ainda me lembro da minha infância quando minha mãe me dava uns trocados e me mandava comprar um tipo de corte de carne específico…. Ah se eu esquecesse o nome no caminho e voltasse com outro tipo de carne, ela me matava hahah. Até que matar é um pouco de exagero, contudo sem dúvidas ela faria com que eu voltasse ao açougue onde ocmprei a carne originalmente para trocar pelo corte que ela havia solicitado.

Qual é a melhor carne para churrasco?!

Sei que tem muita gente que também tem dúvidas e receio ao comprar carnes para churrasco. Afinal de contas os tipos de corte e seus nomes possuem tantas variações que até mesmo para quem conhece de churrasco às vezes ainda pode ser meio difícil optar pela carne mais macia, ou que possui uma maior carga de sabor do que outras…

Quai são os nomes das melhores carnes para churrasco

Vamos esquecer então um pouquinho só de que a carne está quase no preço do OURO e vamos falar sobre quais são os melhores cortes para churrasco que você poderia encontrar em qualquer açougue da sua cidade. Aqui não estamos levando em consideração o custo ou a qualidade dos animais, mas sim o nome dos cortes que mais fazem sucesso nas rodinhas de churrasco em todo o Brasil.

Carnes para Churrasco

Carnes para churrasco

Começaremos então pelos nomes dos cortes de carne bovina mais populares para churrasco, seguindo adiante para os nomes de cortes mais populares mundo a fora. Vamos lá:

  • Contra Filé: esta é a escolha nacional! Não tem erro! Quase todo mundo gosta de comer um contra-filé, seja ele no almoço, no jantar ou até mesmo na brasa ardente. Este é um corte do traseiro e que tem sabor riquíssimo, além de render vários tipos diferentes de steaks. Eu gosto muito da parte do contra-filé que fica do lado do pescoço do animal, além de ser mais gordurosa (o que confere mais sabor), constuma ser mais macia e suculenta. Para muitos açougueiros contra é contra, não importando de onde o bife é tirado, mas não se esqueça dessa dica de ouro: quer um corte de contra-filé macio e suculento?! Então opte pela parte dianteira do contra filé, aquela mais próxima ao pescoço.
  • Cupim: tá aí um corte que caiu no gosto do brasileiro e até uns tempos atrás o povo ainda acreditava que era carne de segunda. O bom e velho cupim faz parte dos cortes do dianteiro e é literalmente aquele “calombo” que fica no dorso do gado de corte. Quanto mais gordo e mais entremeado de gordura, mais macia e suculenta é a carne. Quando o animal é muito magro ou não teve um pasto de qualidade para se alimentar ao longo da vida, pode ser que seu cupim seja menos desenvolvido e sem gordura de tudo, o que vai conferir menos maciez e mais dificuldade para ser mastigado. Opte por carne gorda e você não se arrependerá…
  • Fraldinha ou Vazio: Tá aí outra carne que até uns tempos atrás era considerada de “segunda”, a fraldinha (ou vazio) é uma carne muito suculenta, que rende um churrasco excepcional quando bem tratada e acredite: ela pode ser a estrela da sua festa sem muita pretensão. Gosto de fazer a fraldinha no vapor, embalada em um papel alumínio depois de selada previamente na brasa forte. Esse processo vai proporcionar aquela casquinha na carne pelo lado de fora e ampliará sua maciez interna. Recomendo!
  • Alcatra: Este é um outro corte de carne bovina que eu adoro e que rende um churrasco extremamente delicioso. A alcatra quase sempre é um corte do dia a dia, muito bom para fazer bifes finos e também grossos. Contudo o miolo da alcatra é uma das partes mais interessantes desse corte, pois quase sempre costuma ser de uma maciez espetacular e não desaponta quando o assunto é marmoreio de gordura.  Também chamada de “chã de dentro” em algumas regiões do nosso país.
  • Bananinha: Agora se você quer conhecer uma carne com bom marmoreio de gordura e que de fato funciona como um dos melhores aperitivos para churrasco, opte pela bananinha. Este corte de carne é retirado do contra-filé no momento em que o açougueiro está separando a costela do traseiro. A bananinha nada mais é do que os pedaços de carne que ficam entremeados nas costelas. E uma coisa é certeza: carne com osso costuma ser de um sabor fantástico sempre! No seu próximo churrasco não deixe de incluir a bananinha, seus convidados vão se surpreender com a qualidade desse corte.
  • Maçã do peito: Aqui está outro corte que é considerado carne de segunda mas que tem um sabor muito bom ao ser bem feito na brasa forte. A maçá do peito é um corte do dianteiro extraído do peito do animal e que possui uma camada de gordura vertical que acompanha o corte de fora a fora. O peito bovino é uma das melhores partes para se assar no fogo lento, sendo muitíssimo apreciado nos Estados Unidos.
  • Bisteca: Eu disse que carne com osso é diferenciada né?! Então pode colocar a bisteca do contra filé como uma de suas melhores alternativas ao buscar por um corte nobre. Em alguns lugares fora do Brasil esse tipo de corte é muito valorizado, sendo mais caro até mesmo do que o próprio corte simples de contra-filé. Então se no açougue perto da sua casaa a bisteca bovina do contra-filé está mais em conta do que o corte limpo, não perde tempo não, vai de bisteca que o sucesso estará garantido!
  • Ponta da Agulha (costela): E por falar em osso, oi costela! Que saudades eu tenho de você! A costela é uma paixão nacional e atualmente parece ter caído no gosto do pessoal que mora fora do Brasil também. Existem vários cortes tradicionais, outros mais modernos, contudo não tem como errar…, quer uma costela legal? Opte pelo bife de tiras, ponta da agulha, ou até mesmo pela parte da costela em que vai pregado o matambre. Sem dúvidas esta é uma das melhores alternativas para um churrasco de qualidade.
  • Janelão (costela): Esse é aquele tipo de costela muito encontrado no sul do Brasil, indicado para churrasqueiras maiores ou até mesmo para ser preparado no fogo de chão. É uma DELÍCIA! Mas tem que ter conhecimento ao preparar para não ser surpreendido com uma carne sem o cozimento apropriado ou até mesmo sem suculência.
  • Filé Mignon: Esse tipo de carne aqui é uma grande incógnita para os churrasqueiros. Alguns amam e dizem ser uma das carnes mais macias para churrasco. Outros odeiam por não possuir marmoreio e ser uma carne seca. Eu amo filé de qualquer jeito e na churrasqueira acredito que ele é muito bom com uma pastinha de alho (com bastante manteiga) ou até mesmo enrolado no bacon, como um medalhão (e aí vc pode ganhar um bônus se recheá-lo….).
  • Mesmos cortes, nomes diferentes: porterhouse, tomahock, chorizo ou bife ancho. Com a popularização dos cortes de carne estrageiros no Brasil, aparecem também nomes diferentes para cortes de carne já bem conhecidos por aqui. Se você chegar a um açougue bem tradicional e pedir um bife de tira, ou ainda um bife ancho, é bem capaz do açougueiro falar pra você que não tem nada disso ali. Mas na realidade essa nomenclatura um tanto quanto diferenciada quase sempre inclui cortes de carne muito conhecidos aqui no Brasil, mas que os açougueiros mais tradicionais não conseguem identificar. Se você quer comprar um pedaço de carne no Brasil com nome da gringa, pode ser interessante levar uma foto no celular para mostrar ao seu açougueiro mais tradicional, ou então procure algum lugar mais “gourmetizado” para comprar esses cortes com nomes gringos.

De uma forma ou de outra aqui estão relacionadas os 10 principais cortes de carne bovina mais pedidos e consumidos pelo público brasileiro quando o assunto é carne para churrasco.

Qual carne você gosta no churrasco?

Gostou das minhas sugestões? Tem alguma indicação adicional para carne de churrasco gostosa, suculenta e que fica pronto rapidinho? Então você é meu convidado a entrar nos comentários que estão logo abaixo e deixar a sua sugestão/indicação. Para você qual é a melhor carne para churrasco?! Deixa aí nos comentários! Abração e até a próxima.

1 comentário em “Carnes para churrasco: saiba quais são os melhores cortes pro churrasco”

  1. Pingback: Picanha Suína Perfeita: O Segredo do Churrasco Incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *