O que precisa para fazer um churrasco simples?

Fala galera, tudo em paz com vocês?! Por aqui tudo na santa paz! Hoje estamos aqui para compartilhar com você algumas informações importantes sobre o que precisa para fazer um churrasco simples.

A ideia aqui é falar com vocês sobre alguns tipos de carnes e insumos que podemos adicionar ao churrascão do final de semana para fazer com que ele fique simples, barato, contudo super suculento e desfrutável, bora lá?!

Churrasco Simples

Somos o tipo de gente que pensa o seguinte: churrasco de qualquer jeito é bom demais. Pode ser simples, pode ser especial, sempre vai ser muito bom.

Contudo nos dias atuais é praticamente muito difícil manter a constância fazendo churrascos com mais frequência sem ter uma certa autonomia, com o preço da carne nas alturas, variar o que vai para a brasa pode ser a peça fundamental entre fazer um bom churrasco barato e simples ou então se inflar a conta do cartão de crédito para conseguir comprar carnes mais nobres.

Insumos para um churrasco simples

O que você levaria para um churrasco simples?! O que há de melhor no frango, tal como as coxas e sobrecoxas, o que há de bom no porco, tal como um belo filé de pernil, ou ainda algum tipo de peixe mais econômico (como o tambaqui por exemplo).

Pode ser um belo adicional agregar verduras, frutas e preparos especiais (como uma kafta, ou rocambole de frango com bacon) a um churrasco simples, para que ele se transforme em algo verdadeiramente especial.

Ingredientes para acompanhamentos de um churrasco simples

Para preparar um acompanhamento de churrasco simples é ainda mais fácil. Qualquer paixão nos diverte! Você pode amassar mandiocas, para misturar com uma maionese (adicione cheiro verde e uma pimentinha!), fica uma delícia.

Há quem prefira um belo vinagrete, algum simples e delicioso, só leva tomates, cebola, cheiro verde, temperos e condimentos. Ou ainda é possível produzir alguma coisa adicional, como um purê de batatas, ou um molho vermelho. Tudo isso acompanha carnes em um churrasco simples de maneira incrível.

Carnes para um churrasco simples

Agora sim, chegou o verdadeiro desafio: como escolher carnes para um churrasco simples?! Bom isso pode ser bem complicado de fazer nos dias atuais, com tanta carne com preço nas alturas, essa pergunta pode ter várias respostas e variar ao longo do tempo.

Gostamos de variar as carnes da melhor maneira possível, utilizando recursos diferentes e aproveitando partes que são deliciosas para ficarem melhor ainda, com um preparo especial. Do frango acreditamos que o peito é uma alternativa interessante, as coxas e sobrecoxas também. Do porco, podemos tirar o lombinho e o pernil, sendo que o segundo costuma ser mais econômico.

Carne bovina mais em conta

Agora quando o assunto é carne bovina, aí a coisa fica um pouco mais cara, contudo ainda é super possível de aproveitar: opte por carnes como a maçã de peito, belo bife do miolo do acém, partes da costela, ou então faça hambúrgueres ou kaftas com carnes consideradas de “segunda” (como lombão, paleta, entre outras).

Carne Bovina para churrasco simples

Os melhores cortes de carne bovina para um churrasco simples podem ser a fraldinha, o cupim, a maçã de peito e o miolo do acém. Você pode até mesmo pedir para que seu açougueiro prepare as carnes para a grelha ou então deixe os cortes em peça para que você prepare no espeto. Contudo esses cortes aqui mencionados costumam ser os mais econômicos, deliciosos e podem ir bem com um churrasco simples (ou até mesmo em um mais elaborado).

Churrasco Simples
Churrasco Simples

Cortes de Carne Suína mais em conta

Agora que falamos de carne suína, poderíamos recomendar vários cortes diferentes, mas dois cortes são os imperadores: o lombo e o pernil. Não há uma casa de carne nesse país que não tenha esses dois cortes sempre à mão para quando o cliente precisar.

Contudo existem cortes muito apreciados na carne suína para churrasco simples: a panceta, quando bem preparada, rende um tira gosto excepcional. Há ainda aqueles que optam por comprar a “picanha suína” que também é um corte excelente, ou ainda o ombro do porco (que pode derreter e fazer uma carne desfiada incrível).

Carne de Frango para churrasco simples

Quando o assunto é frango, carnes que podem ser evitadas para não encarecer um churrasco simples são a asinha, o coração, a coxinha da asa, e o peito desossado.

Pode ser uma alternativa interessante comprar um frango inteiro para aproveitar todos os pedaços. Caso opte por comprar as peças separadas, então recomendamos que dê atenção para as coxas e sobrecoxas, que costumam ser as partes mais suculentas e econômicas no supermercado.

Peixes indicados

Caso você tenha interesse em incluir peixes em seu churrasco simples, podemos recomendar algumas espécies que funcionam muito bem no braseiro.

Algumas são mais econômicas, como o tambaquí ou tambacú (da família das caranhas), um dos melhores peixes para fazer aberto em contato direto com a brasa.

Contudo vai depender muito de qual região você está nos lendo. Se você mora próximo ao litoral existem diversos tipos de peixes que você pode mandar no braseiro (cavala, anchova, badejo, atum, entre outros).

Peixe assado em churrasco simples
Peixe assado em churrasco simples

Agora se você mora mais para o meio do país, pode depender de peixes de criatório (aí os melhores são a tilápia e o tambaquí). Há aqueles que ainda podem ser do norte do país, rico em rios e peixes de várias espécies (opte por um tucunaré, ou peixes de couro como o filhote, piraíba, pintado).

Concluindo

Agora é o momento de você contar pra gente qual é o tipo de carne recomendada para levar a um churrasco simples. Qual é a peça de carne que você lembra de levar pra um churrasco com os amigos que seja mais simples, contudo especial do mesmo jeito que qualquer churrasco?! Curtiu a matéria!? Recomende, compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *