Olá meu povo! Tudo em paz com vocês? Espero que sim! Hoje estou aqui para compartilhar um dos segredos mais bem guardados da cozinha argentina e uruguaia: o tempero chimichurri. Nesta matéria vamos falar um pouquinho sobre o que tem de tão especial nesse tempero e com quais tipos de carnes e acompanhamentos ele mais combina. Bora lá?!
Primeiro que tal um pouco de história? Se você busca uma receita de chimichurri, então não perde tempo, role até o fim da página e você vai encontrar uma das melhores receitas para o molho/tempero chimichurri disponíveis na internet.
Índice desta matéria
A história do chimichurri
O chimichurri é um molho que se originou no Uruguai. Sua utilização principal é marinadas, temperos para carnes em geral e acompanhamento. Na realidade ele funciona como um molho que pode ser utilizado tanto para temperar a carne que vai ao fogo, quanto após o seu preparo já servida e fatiada na mesa. Este é um molho muito consumido na Argentina, no Paraguai e atualmente no sul do Brasil.
Não há registros da origem do nome deste molho/condimento, mas a grande maioria dos registros da origem do chimichurri constam que este é um molho que foi passado de geração para geração. Há relatos de que a origem do molho está relacionada a ingleses que foram presos em colônias espanholas e sempre que pediam para temperar comida misturavam palavras espanholas, locais e inglesas e falavam: “Tche! mi curry”.
Existem relatos que este nome na realidade tem sua origem na cultura indígena/espanhola, já outras fontes citam ser um nome de origem basco (Tximitxurri), com significado de algo misturado. A propósito até existe um molho espanhol muito parecido no Pais Basco, na Espanha. Este é um molho que costuma ser preparado com ervas aromáticas, alho, salsinha, pimenta vermelha, tomilho, pimenta caiena e alecrim.
Sendo assim, podemos acreditar que o mais provável mesmo é que a origem do nome chimichurri tenha alguma relação com os primórdios da colonização espanhola no Uruguai e na Argentina.
O que tem no tempero chimichurri
Um variedade impressionante e muito saborosa de ervas, temperos, condimentos, óleos e muito mais. Atualmente existem várias receitas e variações de ingredientes, o mais interessante desse molho é que podemos brincar com as especiarias que serão utilizadas para compor nosso delicioso chimichurri.
Alguns dos ingredientes que não podem faltar são: cebolinha, salsinha, coentro, orégano, azeite de oliva, sal, pimenta do reino, alho, cebola, pimenta calabresa, entre outros. Há ainda receitas que complementam os ingredientes utilizados no chimichurri com pimentão, louro, mostarda em pó, salsão e vinagre.
Para que serve o tempero chimichurri?
O tempero chimichurri é muito utilizado para condimentar carnes, aves, pescados e até mesmo carne suína. Com o chimichurri é possível fazer marinadas para preparar carnes que serão preparadas em algumas horas, contudo a sua melhor forma de ser consumido é na carne grelhada, devidamente finalizada ao ponto (para menos de preferência =D).
Este tempero vai muito bem como um acompanhamento, deve ser utilizado preferencialmente em carne bovina grelhada na brasa, o sabor fica insuperável quando esse molho é aplicado em um bom steak (e nesse caso vale até ser um bom steak de segunda, como a maçã do peito!). Então já sabe né: chimichurri é usado para temperar as carnes, entretanto é melhor utilizado ao molho, mais especificamente em uma receita como a que compartilhamos logo a seguir.
Qual o gosto do chimichurri?
Este é o tipo de molho que utilizamos para realçar o sabor das carnes grelhadas, mas nunca para ser mais marcante do que o corte que está sendo servido. Como o molho utiliza vários tipos de ervas, óleos e condimentos, seu sabor pode conferir um tom ácido, picante e muito agradável com carnes que não levam mais do que sal e pimenta do reino em seu preparo.
Receita de tempero chimichurri
Receita de Chimichurri
Equipamento
- Faca boa de corte
- Bowl ou recipiente para preparar o molho
Pingback: Queijo Provolone: O Sabor Irresistível nas Receitas de Churrasco!