churrasco.coz.br / receitas para fazer em um braseiro com fogo alto

Como fazer um bom churrasco com pouco dinheiro?

Fala gente! Tudo na paz com vocês?! Espero que sim! Hoje estou aqui para falar sobre como fazer um bom churrasco com pouco dinheiro, algo bem complicado em tempos de real desvalorizado, inflação em ascendência e preço da carne nas alturas!

Como bom assador que sou, acredito que ainda é possível preparar um bom churrasco com cortes interessantes e bastante sabor sem gastar o limite do cartão para isso.

Acreditamos que o segredo de um bom churrasco pode estar com o tempero, o preparo da carne, o calor do braseiro e até mesmo pelo carisma e boas energias que envolvem a churrascada.

Agora vamos falar do que interessa né!? Qual é a melhor carne pra um bom churrasco com pouco dinheiro? Quais cortes devo priorizar? Incluindo uma variedade de alternativas com baixo custo o sucesso do churras estará garantido!

Qual a melhor carne de segunda para fazer churrasco?

As melhores carnes bovinas de segunda para fazer churrasco são: acém, capa de filé/contrafilé, capa da costela (ou matambre), costela, fraldinha, lagarto, músculo, ossobuco, paleta, peito, ponta da agulha, rabo, língua e coração, praticamente todas! Não há carne de segunda, existe sim, animal abatido desnutrido e que não tem uma qualidade interessante para consumo.

Dessas carnes eu apostaria na fraldinha, no peito, a costela (que fica sensacional no bafo) junto com o matambre. A capa de contrafilé também é um tipo de corte saboroso, rico em gorduras e muito sabor.

Como fazer um bom churrasco com pouco dinheiro?

O segredo do sucesso pode ser variar os tipos de carne e optar por cortes mais econômicos, como a costela, linguiças, coxas e sobrecoxas de frango, a fraldinha ou a capa do contrafilé. Essas são apenas algumas das alternativas a seguir quando você quer fazer um churrasquinho bom e barato.

Opte também por incluir legumes, cebolas e batatas assadas são sensacionais. Para acompanhamentos eu também incluiria uma linguicinha calabresa sapecada com cachaça na brasa acompanhada de uma farinha de mandioca, ummm!!

Como fazer um bom churrasco com pouco dinheiro

O que precisa para fazer um churrasco simples?

Tendo amor no coração e um dinheirinho no bolso já dá pra fazer um churrasco simples bem saboroso. Pense que é necessário ter ao menos dois acompanhamentos e as proteínas. Eu gosto então de cozinhar uma mandioca e fazer um vinagrete. Esses dois acompanhamentos são universais e vão bem com qualquer tipo de corte de carne. Pode ser um bônus incluir um feijão tropeiro, ou uma farofinha de bacon, nada mau né!?

Agora com relação às carnes, recomendo comprar um bom corte de carne bovina, que pode ser calculado em uma média de 300 a 500 gramas por adulto. Variar com outros tipos de cortes como aves, peixes, suínos ou até mesmo legumes grelhados é um bônus!

Qual a melhor carne para churrasco e mais barata?

Vai de carne de segunda: gosto da costela principalmente. Tem um corte entre a costela e o contrafilé chamado de bananinha que também é muito saboroso.

Opte por reservar as peças que você mais gosta com seu açougueiro: sempre que eu quero comer uma fraldinha ou uma parte que ma agrada da costela eu vou uns dias antes e peço pro pessoal do açougue fazer uma reserva pra mim.

Assim eu garanto meu churrasco e tenho certeza que a galera vai curtir as carnes que eu levar.

Como fazer um bom churrasco com pouco dinheiro?

É variando as qualidades das carnes, optando por incluir aves como uma alternativa mais leve à carne vermelha. Prefiro optar também por carne suína que sempre costuma ser mais em conta. Ou ainda um peixinho (uma costelinha de tambaqui na brasa direta é incrivelmente deliciosa).

Aqui eu deixo um link pra você com uma matéria legal que já publicamos antes falando sobre qual seria a carne boa para churrasco, pode complementar bem esse post: Carne boa para churrasco: saiba quais são os melhores cortes.

Curtiu as dicas?! Tem alguma recomendação do seu agrado que não mencionamos aqui? Pois aproveita ai o formulário de comentários que vem logo abaixo e deixa a sua mensagem pra gente! Abraço e até a próxima!

1 comentário em “Como fazer um bom churrasco com pouco dinheiro?”

  1. Pingback: Tábua de Carne: Sabores Suculentos para Churrasco Perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *